MAHLE apoia Liebherr na criação de motores a hidrogénio

Aliança entre as duas empresas tem em vista o desenvolvimento de motores movidos a hidrogénio para o segmento de veículos pesados. O ambiente agradece.

A MAHLE e a Liebherr estão a trabalhar em conjunto no desenvolvimento de motores a hidrogénio para veículos pesados. “O desafio é parar a batida do motor e a ignição prematura sem reduzir a taxa de compressão e, portanto, a eficiência e o rendimento. Os nossos testes conjuntos sugerem que encontrámos a solução certa com a MAHLE Jet Ignition”, revela Mike Bunce, responsável de Pesquisa da MAHLE Powertrain US.

Para atingir uma operação estável com uma elevada taxa de compressão, evitando, ao mesmo tempo, a detonação do motor e a pré-ignição, os motores a hidrogénio devem trabalhar com uma grande quantidade de ar.

A energia de uma vela de ignição convencional não é suficiente para inflamar a mistura. A MAHLE Jet Ignition resolve o problema, queimando uma pequena quantidade de uma mistura inflamável num cilindro da pré-câmara.

“O plasma de gás resultante é transmitido, através de pequenas aberturas, para a câmara de combustão principal e, devido ao seu elevado conteúdo de energia, inflama, rápida e uniformemente, a mistura de gás principal. Os testes com os motores H966 e H964 da Liebherr apresentaram excelentes resultados em termos de velocidade de combustão, desempenho e emissões”, explica a mesma fonte, em comunicado oficial.

E conclui: “Os motores a hidrogénio são ideais para ciclos de alta carga com mudanças repentinas desta e lidam bem com calor, poeira e vibrações. Isso torna-os numa excelente escolha para utilização em aplicações pesadas e off-road, onde as células de combustível atingem os limites mais rapidamente”.

Mais sobre a MAHLE aqui.

Secção patrocinada por empresas que apoiam jornalismo de qualidade
SKFVicautoliquimoly_300x150_mFebi BilsteinMF Pinto Import. export peças, S.A.SWAG_300x150

artigos relacionados

Últimas

Atualidade

Em estrada

Mecânico Virtual