Magneti Marelli investe em eficiência logística na Europa

Acordo com CEVA Logistics, desde 2004, foi renovado até 2029, fortalecendo relacionamento baseado na eficiência, inovação e atendimento ao cliente.
Check-up Media Magneti Marelli Sosnowiec

A Magneti Marelli Parts & Services renova e otimiza o seu centro logístico na Polónia com uma expansão significativa do armazém de Sosnowiec. “O acordo de longo prazo com a CEVA Logistics, em vigor desde 2004, foi renovado por mais cinco anos, até 2029, fortalecendo um relacionamento baseado em eficiência, inovação e atendimento ao cliente”, afirma a empresa.

Com os seus 18.000 m² de infraestrutura de última geração, o armazém de Sosnowiec destaca-se como o segundo principal centro logístico da Magneti Marelli Parts & Services na Europa. “A partir daqui, uma rede de distribuição serve 27 países, cobrindo as principais nações da Europa de Leste e expandindo-se para os mercados crescentes da Ásia Central, fortalecendo, assim, a presença e a competitividade na área”, revela a Magneti Marelli.

Infraestrutura otimizada

Um dos elementos-chave desta expansão é a conversão da área para uso exclusivo da Magneti Marelli Parts & Services. Anteriormente, o armazém servia várias contas, com alguns espaços partilhados com outras empresas. Hoje, graças ao novo acordo, toda a estrutura está dedicada à gestão dos produtos Magneti Marelli Parts & Services, garantindo maior eficiência operacional e qualitativa, “reduzindo, significativamente, o risco de erros”, frisa.

Para maximizar a otimização do espaço e dos processos, foi implementada uma nova configuração de armazém. O novo layout inclui “Mezzanine de dois níveis (Pick Tower), que permite aumentar as localizações por referência de produto, evitando erros por múltiplas localizações”, revela.

“Inclui uma passadeira transportadora para melhorar o manuseamento interno e agilizar as operações de recolha, dispõe de uma área externa coberta dedicada ao armazenamento seguro de materiais específicos, incluindo gases refrigerantes para aparelhos de ar condicionado, conta com maior capacidade, velocidade e qualidade de serviço”, reforça.

Capacidade de armazenamento

A expansão e reorganização dos processos logísticos permitem a gestão de um catálogo com mais de 50 mil referências e garantem um atendimento ainda mais rápido e fiável aos clientes.

Entre os principais benefícios operacionais, estão a “maior disponibilidade de produtos devido ao aumento da capacidade de armazenamento e os tempos de envio mais rápidos, já que o novo layout permite reduzir o tempo de stock da mercadoria recebida, garantindo disponibilidade quase imediata nas gôndolas”, pode ler-se.

Mas há mais: “Processos inbound e outbound otimizados, com redução de movimentação manual e total integração de sistemas de informação entre Magneti Marelli Parts & Services e CEVA Logistics; integração avançada e uma equipa de logística aprimorada”, dá conta o comunicado.

Otimizar trabalho

O armazém de Sosnowiec opera com forte integração de TI com o sistema central da Magneti Marelli Parts & Services, minimizando as operações manuais. “Graças a serviços web e plataformas avançadas, como Warranty & Claims e e-Marelli (e-commerce), os processos de gestão de pedidos e envios são totalmente digitalizados e sincronizados com a rede logística da empresa”, explica a Magneti Marelli.

“Além disso, a melhoria da estrutura fortalece o trabalho das equipas de planeamento de materiais, armazém e distribuição, que trabalham em estreita colaboração com a sede de logística para garantir uma abordagem integrada ao nível da EMEA”, sublinha a Magneti Marelli.

Check-up Media Magneti Marelli 2
Integração com transportadoras

Um centro logístico estratégico para a Europa Oriental, localizado no Panattoni Park Sosnowiec, é um importante polo que acolhe players globais, já que o armazém beneficia de uma posição estratégica perto das principais autoestradas.

Esta localização permite “acesso rápido aos principais mercados, melhorando a eficiência do transporte, maior integração com as principais transportadoras e principais clientes, otimizando a logística tanto para entregas padrão quanto expressas”, diz.

Mas não só: “Maior eficiência nos fluxos de abastecimento, com tempos de trânsito reduzidos e gestão de stocks mais fluida, garantindo um serviço ainda mais fiável aos distribuidores e oficinas”, revela a Magneti Marelli, no comunicado.

Investimento no futuro

A expansão do armazém de Sosnowiec faz parte da estratégia da Magneti Marelli Parts & Services de “crescimento e otimização da sua rede logística, com o objetivo de apoiar a expansão do negócio de pós-venda na Europa e garantir um serviço avançado e de excelência aos distribuidores e reparadores”, garante a empresa.

“Graças a esta evolução, o armazém polaco afirma-se como uma referência em logística flexível, rápida e interligada, capaz de satisfazer as necessidades do setor com soluções de vanguarda e um serviço cada vez mais eficiente”, conclui.

Mais sobre a Magneti Marelli aqui.

artigos relacionados

Últimas

Internacional

Atualidade

Internacional