O domínio dos pneus para empilhadores e das aplicações de manuseamento de materiais está em “constante evolução, impulsionado pelos requisitos cada vez mais exigentes dos ambientes industriais modernos”, começa por explicar a BKT, em comunicado.
“Tal como as fábricas, os armazéns e as instalações logísticas têm vindo a evoluir através da automatização, os empilhadores e os seus componentes estão a passar por uma revolução tecnológica semelhante”, diz.
“É neste contexto que estão a surgir novos requisitos, a começar pela utilização de materiais de última geração: não só oferecem maior durabilidade e resistência ao desgaste, como, também, resistência superior ao calor, permitindo, assim, que os pneus resistam mesmo às condições mais adversas, típicas dos ambientes industriais”, reforça.
“O resultado? Uma redução significativa das operações de substituição e de manutenção, melhorando, assim, a fiabilidade global das operações de movimentação de materiais”, sublinha.
O desenho do pneu foi especificamente concebido para proporcionar “baixa resistência ao rolamento”, afirma a BKT. “Mais um passo em frente na melhoria do desempenho operacional, especialmente no que diz respeito à eficiência energética dos empilhadores elétricos”, pode ler-se.
“Uma vez que existe ênfase cada vez maior na conservação de energia, os pneus com baixa resistência ao rolamento ajudam a reduzir o consumo de energia, prolongando a vida útil da bateria e aumentando a eficiência operacional destes veículos”, reforça.
Intensidade alta
A capacidade de carga extra é outra necessidade emergente do setor: à medida que as operações de manuseamento de materiais aumentam, é vital que os pneus possam suportar cargas mais pesadas sem comprometer a estabilidade ou a segurança.
“À luz destas tendências que estão a moldar o setor, o papel da BKT como fabricante líder de pneus off-highway torna-se evidente”, assegura. “Os pneus BKT são, de facto, o resultado de um desenvolvimento preciso que garante o bom desempenho dos empilhadores em ambientes de alta intensidade, para que os materiais pesados possam ser levantados e transportados com facilidade e em total segurança”, diz.
“Além disso, a melhoria do conforto do operador através de um design ergonómico que reduz as vibrações e melhora a absorção de choques contribui para um ambiente operacional mais seguro e mais eficiente, aumentando, simultaneamente, a produtividade”, salienta.
Neste contexto, a gama de pneus BKT MAGLIFT é uma resposta inovadora e pioneira às necessidades atuais da indústria. “Concebido para operações pesadas nos setores industrial e logístico, o MAGLIFT garante um desempenho superior e é ideal para centros logísticos de alta intensidade”, pode ler-se no mesmo documento.
“Ao utilizar materiais e compostos avançados, estes pneus proporcionam maior durabilidade, resistência ao desgaste e ao calor, reduzindo a frequência das substituições e melhorando a fiabilidade operacional”, explica a BKT.
E vai mais longe: “A baixa resistência ao rolamento proporcionada pelos pneus MAGLIFT é vital para melhorar a eficiência energética, especialmente em empilhadores elétricos, reduzindo o consumo de energia e prolongando a vida útil da bateria”.
O aumento da capacidade de carga dos pneus MAGLIFT foi desenvolvido como resposta às crescentes exigências operacionais, permitindo a elevação e o transporte de cargas mais pesadas sem comprometer a estabilidade e a segurança.
“Isto é essencial para os empilhadores que operam em ambientes onde a elevação e o transporte de materiais pesados é uma exigência diária. Além disso, o design ergonómico e o conforto são elementos-chave: O MAGLIFT oferece melhor absorção de choques e redução de vibrações, minimizando a fadiga do operador e aumentando a produtividade”, acrescenta a empresa.
Soluções acessíveis
“Com o aumento dos empilhadores elétricos e autónomos, o design dos pneus MAGLIFT está em constante evolução para satisfazer necessidades específicas de carga e desempenho”, recorda a BKT.
“Os pneus otimizados para estes veículos industriais garantem a compatibilidade com todas as tecnologias mais recentes, contribuindo para a eficiência operacional e a sustentabilidade”, atira.
“Ao mesmo tempo, a gama de produtos MAGLIFT está posicionada entre as soluções mais acessíveis, adequadas mesmo para empilhadores ou camiões usados recondicionados que operam apenas algumas horas por dia, cumprindo todos os requisitos em termos de ambiente e sustentabilidade”, adianta.
O progresso tecnológico e a evolução do design dos pneus para empilhadores estão a transformar a indústria de movimentação de materiais. “Pneus mais duráveis, eficientes e confortáveis satisfazem as necessidades dos ambientes industriais modernos, garantindo operações mais seguras, mais fiáveis e energeticamente eficientes”, defende a BKT.
“Em suma”, remata a empresa no comunicado, “o MAGLIFT é uma solução versátil que proporciona grande estabilidade, desempenho de elevação e conforto ao condutor, além de ser totalmente compatível com acionamentos elétricos, contribuindo, assim, para uma poupança significativa de energia”.
Mais sobre a BKT aqui.