A Lizarte (Lizarte S.A.U.) deu mais um passo no seu firme compromisso de colaborar na consolidação da economia circular com a integração na RenerCycle, empresa recentemente criada e que inclui 17 companhias de renome nos setores das energias renováveis, industrial e de serviços.
O objetivo da nova empresa é aumentar a sustentabilidade do setor industrial renovável através do desenvolvimento e implementação de soluções integrais de circularidade para o próprio setor.
Os representantes da nova empresa foram recebidos pela Presidente do Governo de Navarra, María Chivite, e pelo Ministro do Desenvolvimento Económico e Empresarial, Mikel Irujo, que confirmaram o seu apoio a esta iniciativa setorial e que está a aumentar a sustentabilidade da área industrial renovável através do desenvolvimento e implementação de soluções abrangentes de circularidade para o próprio setor.
Javier Villanueva, presidente do conselho de administração da RenerCycle, afirmou que “a RenerCycle nasceu para se tornar num player independente e importante no setor de energia renovável, com o intuito de liderar a atividade industrial em relação ao desmantelamento de parques eólicos que chegam ao final da sua vida útil”.
Isto além do “recondicionamento dos principais componentes para a sua utilização numa segunda vida, totalmente garantida e incluindo a reciclagem das partes nas quais a matéria-prima pode ser obtida, mantendo-a pelo maior tempo possível no ciclo económico”, acrescentou.
Deste modo, a RenerCycle atingirá o objetivo de reduzir, significativamente, o consumo de recursos naturais, direcionando o setor para uma meta de máxima sustentabilidade. “A RenerCycle é a resposta local da própria indústria renovável para avançar, em conjunto, rumo a um futuro positivo para o planeta e para as pessoas”, frisou o responsável.
Nesse sentido, o Ministro do Desenvolvimento Económico e Empresarial, Mikel Irujo, destacou que “a sustentabilidade, a circularidade e a transformação digital são três pilares que compõem a transformação do atual modelo de produção promovido a partir da Europa através dos fundos Next Generation, fundamental para melhorar a competitividade das empresas e da região”.
A partir de 2023, a RenerCycle irá desenvolver a sua oferta abrangente através de três linhas de negócio. A saber: desmontagem e recondicionamento industrial dos principais componentes de turbinas eólicas (pás, eixos e caixas de engrenagens, geradores e conversores elétricos, grandes rolamentos, atuadores e travões hidráulicos, bem como os demais subcomponentes elétricos e eletrónicos); recuperação de algumas matérias-primas, como aço e ferro fundido; reciclagem de materiais compósitos de fibra de vidro e resina não reutilizáveis.
A intenção é atingir a sustentabilidade do setor da energia eólica: desperdício zero. A Lizarte, empresa que atua no setor automóvel, contribui com a sua liderança em serviços, bem como no recondicionamento e reciclagem de componentes.
Os planos iniciais da RenerCycle incluem um investimento de, pelo menos, 10 milhões de euros durante três anos, dos quais um terço seria dedicado à construção e operação de uma unidade de reciclagem de lâminas e o restante destinado à atualização dos meios de produção para o recondicionamento de componentes, bem como às atividades de pesquisa e desenvolvimento necessárias para alcançar processos de fabrico eficientes com o uso de recursos naturais e energia.
Mais sobre a Lizarte aqui.