De que forma a remanufatura promove a economia circular? A Lizarte explica: “A remanufatura é um pilar essencial da economia circular, já que permite reintroduzir peças na cadeia de valor do setor automóvel e promove um ciclo de vida mais longo dos produtos”. Nesse sentido, a empresa espanhola apresenta alguns dados objetivos que destacam a importância deste conceito.
Primeiro: benefícios económicos. “Estima-se que a economia circular possa gerar um benefício de 1,8 mil milhões de euros na União Europeia até 2030, ou seja, 0,9 mil milhões a mais do que o atual modelo de economia linear”, revela.
Segundo: poupança em matérias-primas. “A indústria poderia poupar 600 mil milhões de euros em matérias-primas, 8% do volume de negócios anual da UE em 2015, graças à economia circular”, afirma.
Terceiro: inovação e regeneração. “A Re-Factory da Renault será desenvolvida entre 2021 e 2024, apoiando a inovação da economia circular ao longo de todo o ciclo de vida dos veículos, com o objetivo de criar soluções de mobilidade com balanço negativo de CO2 até 2030”, frisa.
E conclui: “Ao escolher peças remanufaturadas, não só promove a sustentabilidade e a eficiência de recursos, como, apoia, também apoia um modelo económico que beneficia tanto o ambiente como a economia. É uma decisão inteligente para um futuro mais sustentável. Escolha remanufaturado, escolha Lizarte”.
Mais sobre a Lizarte aqui.