Fundada, em 1973, por Eduardo Huarte (pai de Óscar Huarte) e Jesús Lizarraga, a Lizarte começou a sua atividade há meio século com a remanufatura manual de colunas de direção.
Sediada em Pamplona, capital da província espanhola de Navarra, a empresa tem na sustentabilidade e na Responsabilidade Social Corporativa dois dos seus ex-líbris, sendo, hoje, líder europeia na remanufatura de sistemas de direção, embora também inclua no seu catálogo compressores de ar condicionado e sistemas de injeção Diesel.
Numa entrevista concedida à APMEN (Asociación de la Pequeña y Mediana Empresa del Metal de Navarra), Óscar Huarte, CEO, revela de que forma a organização que lidera contribui para a Economia Circular, conceito estratégico que assenta na redução, reutilização, recuperação e reciclagem de materiais e energia.
“O nosso valor acrescentado fundamental é devolver a um resíduo potencial (recolhemos peças de automóveis que chegaram ao fim da sua vida útil) 100% da sua funcionalidade através de um tratamento integral”, explica à APMEN.
“A isso, chama-se remanufatura, modelo de negócio que responde a um conceito cada vez mais em voga que dá pelo nome de ‘Economia Circular’, uma vez que estamos a reutilizar e a recuperar cerca de 250 toneladas de aço por ano, mitigando, consequentemente, a nossa pegada de carbono”, revela.
Na entrevista, que pode ser lida na íntegra aqui, Óscar Huarte explica as razões que levaram a Lizarte a integrar a APMEN: “Fundamentalmente, para fazer parte de uma associação que defende e representa os interesses das empresas do setor e que promove o relacionamento entre elas, sempre na procura de possíveis sinergias”.
Mais sobre a Lizarte aqui.