“O funcionamento de sistemas de ar condicionado leva à formação de água e humidade. A sujidade adere especialmente bem em zonas húmidas e molhadas, o que provoca odores desagradáveis e riscos para a saúde, especialmente em sistemas de ar condicionado usados no arrefecimento de escritórios, apartamentos e casas. O novo produto de limpeza da LIQUI MOLY para sistemas de ar condicionado elimina a sujidade e os odores desagradáveis em poucos minutos”, afirma a empresa, em comunicado oficial.
O fabricante alemão de óleos, aditivos e produtos de car care desenvolveu um spray que permite a qualquer pessoa limpar os sistemas de ar condicionado em casa, em apenas alguns passos e em 10 minutos. “Isto deve ser feito, pelo menos, uma vez por ano”, explica David Kaiser, responsável de desenvolvimento da LIQUI MOLY.
O que acontece na realidade é bem diferente: é como uma bênção quando os dias se tornam mais quentes e os sistemas de ar condicionado, seja em casa ou no automóvel, cumprem o seu papel.
Se fizerem o que é suposto fazerem, ou seja, arrefecer, não lhes damos nenhuma atenção. Num apartamento ou numa casa, os eletrodomésticos, como máquinas de lavar roupa e loiça ou frigoríficos, têm de ser limpos regularmente. Mas o sistema de ar condicionado costuma ser ignorado.
Um erro com consequências: o interior de cada sistema de ar condicionado é um ambiente benéfico a microorganismos, onde eles se depositam e se multiplicam livremente. O fluxo de ar do sistema liberta para o ar os micróbios que surgem devido aos processos metabólicos.
Sabia que…
fundada em 1957, a LIQUI MOLY desenvolve e produz exclusivamente na Alemanha, onde é, repetidamente, eleita como a melhor marca de óleo? E que comercializa os seus produtos em 150 países, tendo conseguido, em 2020, um volume de negócios de 611 milhões de euros?
“Nos casos mais moderados, surge um cheiro desagradável. Nos casos mais graves, a saúde dos habitantes é afetada”, frisa David Kaiser. “Os microorganismos fazem parte do nosso habitat. No entanto, se descurarmos os cuidados em áreas importantes, estes microorganismos tornam-se pouco higiénicos e aumentam o risco de crescimento de microorganismos e bioaerossóis patogénicos e potencialmente nocivos para a saúde”, acrescenta o responsável.
O produto de limpeza da LIQUI MOLY para sistemas de ar condicionado liberta eficazmente o aparelho de odores e sujidades, que são um terreno fértil para bactérias e fungos. Além disso, o produto deixa um aroma agradavelmente fresco.
“A utilização é simples: desligue o sistema de ar condicionado da rede elétrica, abra a cobertura ou a grelha e pulverize o spray de limpeza uniformemente sobre as lâminas do evaporador”, explica a empresa, no mesmo comunicado.
“O spray penetra profundamente em todas as fendas e limpa o aparelho sozinho. O excesso de líquido escorre através do escoamento do ar condicionado. Em apenas 10 minutos, o sistema de ar condicionado pode voltar a ser colocado em funcionamento”, refere.
“É obrigatoriamente necessário fazer esta limpeza, no mínimo, uma vez por ano. Depois, é possível voltar a desfrutar de um ar fresco e limpo, sem preocupações”, afirma o especialista da LIQUI MOLY. Uma lata de produto de limpeza para sistema de ar condicionado é suficiente para uma aplicação.
Mais sobre a LIQUI MOLY aqui.
Secção patrocinada por empresas que apoiam jornalismo de qualidade





