powered by

Lamborghini LB744: superdesportivo híbrido plug-in com 1.015 cv

Novo motor V12 de combustão, três motores elétricos, nova caixa de dupla embraiagem com oito velocidades em posição transversal traseira, tração às quatro rodas em modo totalmente elétrico.

A Lamborghini revelou os detalhes iniciais do primeiro automóvel superdesportivo híbrido HPEV (High Performance Electrified Vehicle), com o nome de código LB744, que fará, em breve, a sua estreia, no ano em que a Lamborghini celebra o seu 60.° aniversário.

Com o LB744, a Lamborghini estabelece uma nova referência em termos de performance e de prazer de condução: uma arquitetura totalmente nova com um novo grupo propulsor fornece, no total, mais de 1.000 cv, combinando a potência de um novíssimo motor V12 de combustão com três motores elétricos e uma inovadora caixa de velocidades de dupla embraiagem.

Este superdesportivo exibe uma configuração sem precedentes: o motor V12 de 6,5 litros (pesa 218 kg), colocado em posição central, é complementado por três motores elétricos, um dos quais integrado na nova caixa de dupla embraiagem com oito velocidades.

A caixa transversal está colocada, pela primeira vez, atrás do motor de combustão. No espaço que tem sido o túnel de transmissão desde os dias do Countach, está alojada uma bateria de iões de lítio que alimenta os motores elétricos.

Arquitetura ímpar

A Lamborghini tem sido sinónimo de motores V12 desde que a empresa foi fundada. O primeiro modelo a utilizar este característico motor foi o icónico 350GT, lançado em 1963. A primeira vez que um motor elétrico foi combinado com um motor de combustão interna de 12 cilindros num Lamborghini foi em 2019 com o Sián, que utilizava um motor elétrico de 25 kW para suportar a geração anterior do motor V12, armazenando a energia elétrica num supercondensador.

O LB744 introduz uma arquitetura híbrida sem precedentes e uma nova geração do motor V12. O automóvel é apresentado como o primeiro HPEV – High Performance Electrified Vehicle: um superdesportivo híbrido plug-in equipado com uma bateria leve de iões de lítio de alta potência, alojada dentro do túnel de transmissão, na secção central do chassis.

Check-up Media Lamborghini LB744 2

O LB744 apresenta o motor rodado 180° em comparação com a disposição do Aventador. O motor V12 “Superquadro” disponibiliza 825 cv às 9.250 rpm graças a um sistema de distribuição redesenhado que suporta uma gama de rotações máxima de 9.500 rpm. A potência específica é de 128 cv por litro, a maior na história dos motores de 12 cilindros da Lamborghini, enquanto o binário máximo é de 725 Nm às 6.750 rpm.

Tração elétrica às quatro rodas

O LB744 mantém uma das tradições mais marcantes da Lamborghini: tração às quatro rodas. Para além do motor de combustão interna que fornece potência às rodas traseiras, um par de motores elétricos faz, agora, a sua estreia no eixo dianteiro, cada um fornecendo tração a uma das rodas da frente.

Existe ainda um terceiro motor elétrico posicionado acima da caixa de dupla embraiagem, que pode fornecer energia às rodas traseiras, dependendo do modo de condução selecionado e das condições.

O binário combinado do motor de combustão e dos três motores elétricos proporciona níveis de performance únicos, mesmo no domínio dos superdesportivos, com 725 Nm produzidos pelo motor de combustão interna e 350 Nm provenientes de cada um dos motores elétricos dianteiros. No total, a potência máxima combinada é de 1.015 cv.

Performance com zero emissões

O Lamborghini LB744 está equipado com uma bateria de iões de lítio de alta potência específica (4.500 W/kg), posicionada dentro do túnel central, mantendo o centro de gravidade tão baixo quanto possível e assegurando uma distribuição ótima do peso.

A bateria tem 1550 mm de comprimento, 301 mm de altura e 240 mm de largura, contendo células com uma capacidade total de 3,8 kWh. Quando a carga desce a zero, a bateria pode ser recarregada utilizando corrente alternada doméstica normal ou através de um posto de carregamento de até 7 kW de potência, recarregando completamente em apenas 30 minutos.

Mais sobre a Lamborghini aqui.

Mercedez EQE
Drivus-300x150R-M 300x150Glasurit_300x150

artigos relacionados

Últimas

Pneus

Pneus

Internacional