powered by

Lamborghini Huracán STO SC 10° Anniversario: igual a si próprio

Um exemplar Lamborghini Ad Personam Opera Unica celebra os 10 anos da Squadra Corse com uma pintura inspirada no SC63 e um kit performance original. Mais não se pode pedir.

A Lamborghini apresenta o Huracán STO SC 10° Anniversario nas Finais Mundiais de 2023, um exemplar Lamborghini Ad Personam Opera Unica que celebra uma década da Squadra Corse e a ligação entre os modelos de estrada e o mundo do automobilismo, com um original kit performance e uma pintura exclusiva.

“O Huracán STO SC 10° Anniversario não é apenas um tributo à nossa divisão de competição Squadra Corse, mas uma demonstração concreta de como a experiência adquirida no desporto automóvel pode ser, efetivamente, transferida para um produto de estrada, melhorando o desempenho e o prazer de condução”, afirmou Rouven Mohr, diretor técnico da Automobili Lamborghini.

“Acreditamos, firmemente, que o desporto automóvel é o banco de ensaios mais sofisticado e desafiante do ponto de vista técnico. E o know-how da Squadra Corse é um ativo valioso que merece ser destacado em modelos únicos e séries limitadas de estrada com vocação de competição”, acrescentou.

A pintura é inspirada no Lamborghini SC63, o protótipo híbrido da classe Hypercar/GTP que a marca irá utilizar nas mais prestigiadas corridas de resistência do mundo na temporada de 2024, como as 24 Horas de Le Mans e as 12 Horas de Sebring.

As cores escolhidas para a pintura em dois tons são o Verde Mantis (verde) e o Nero Noctis (preto), combinadas com uma faixa tricolor que atravessa inteiramente o “cofango” e o tejadilho.

Check-up Media Lamborghini Huracán STO SC 10° Anniversario front
Check-up Media Lamborghini Huracán STO SC 10° Anniversario rear

Ambas as portas ostentam o logótipo “Squadra Corse 10° Anniversario” em alusão à divisão Motorsport da Lamborghini, que conta com três vitórias consecutivas na classe GTD nas 24 Horas de Daytona e mais de 50 títulos globais na categoria GT3.

O logótipo da Squadra Corse é apresentado na barbatana traseira do Huracán STO, que se estende desde a entrada de ar superior até à extremidade oposta do capot traseiro.

Este superdesportivo também conta com um pack completo de fibra de carbono, que inclui uma faixa Rosso Mars (vermelha) que percorre toda a carroçaria e dá ao STO SC 10° Anniversario um aspeto ainda mais agressivo.

Os acabamentos interiores foram pensados a rigor para uma utilização em pista. Os bancos desportivos são revestidos a Alcantara Nero Ade (preto) com costuras Verde Fauns (verde) e equipados com cintos de segurança de quatro pontos. Uma barra em alumínio colocada na zona posterior do habitáculo protege os ocupantes.

A configuração interior completa-se com o revestimento do piso em fibra de carbono e com uma placa exclusiva, também em fibra de carbono, colocada na zona traseira e que certifica a singularidade do automóvel.

Check-up Media Lamborghini Huracán STO SC 10° Anniversario interior
Check-up Media Lamborghini Huracán STO SC 10° Anniversario side

O Huracán STO SC 10° Anniversario é o primeiro veículo de estrada para o qual os engenheiros da Squadra Corse da Lamborghini, com base no know-how conquistado ao longo de uma década de experiência em cenário de competição, criaram um kit performance com o objetivo de melhorar as qualidades dinâmicas e o desempenho em pista.

A aerodinâmica foi otimizada com a adoção de duas novas entradas de ar em fibra de carbono aplicadas no capot, que trabalham em conjunto com uma asa traseira montada com um ângulo de inclinação 3° acima do modelo de produção, para aumentar a força descendente do automóvel (downforce), tanto à frente como atrás.

A aderência à pista foi, significativamente, incrementada com a adoção de um conjunto de quatro amortecedores derivados diretamente da competição e que substituem os componentes ativos presentes no modelo de série. Os amortecedores contam com quatro níveis de ajuste para uma adaptação ideal às baixas e altas frequências do piso.

Os novos pneus foram desenvolvidos especificamente e em colaboração direta com a Bridgestone, contribuindo, também, para o aumento da performance em pista, contando com um novo composto que garante um ótimo desempenho e durabilidade volta após volta.

O Huracán STO SC 10° Anniversario conta ainda com um escape Akrapovič em titânio que acentua ainda mais o som carismático do V10 de Sant’Agata Bolognese.

Mais sobre a Lamborghini aqui.

Mercedez EQE

artigos relacionados

Últimas

Atualidade