A KAMS fabrica produtos OE para Stellantis (marcas DS, Peugeot e Citroën), Audi, VW, Škoda, Renault e, também, para o mercado de reposição europeu.
O objetivo deste projeto é criar um gémeo digital de uma linha de fabrico, a fim de tentar alcançar zero anomalias, manutenção preditiva, produtos acabados e rastreabilidade de matérias-primas. Tudo isso com o objetivo paralelo de atingir um processo de fabrico e produto final mais sustentável.
Para realizar este projeto inovador, a KAMS está a colaborar com diferentes parceiros, além de receber uma bolsa do Governo de Navarra através de uma chamada para projetos estratégicos de I&D 2022-2024.
O projeto começou em julho de 2022 e está planeado para ser executado até final de dezembro de 2024, requerendo documentação técnica de suporte regular.
Nesta fase inicial do projeto, as equipas trabalham para analisar todo o fluxo da linha de produção e testam novos sistemas de captação de dados, como visão artificial ou sensorial avançado. Como o projeto Twin-Zero é bastante longo, existem vários marcos onde o progresso será apresentado.
“A KAMS é a única fábrica na rede global da KYB que, atualmente, analisa o seu processo de produção dessa forma”, afirma Juan Carlos Díez, diretor executivo de aftermarket da KYB Europe.
“Estamos entusiasmados para ver o progresso e os resultados desta experimentação inovadora para aprender como melhorar a KAMS e as nossas outras 13 fábricas em todo o mundo, beneficiando os clientes do mercado de reposição”, acrescenta.
Mais sobre a KYB aqui.