“As condições de condução no inverno apresentam muitos desafios para o veículo. Temperaturas extremas, aumento de buracos, juntamente com sal ou areia utilizados nas estradas em muitos países, colocam pressões adicionais sobre os componentes da suspensão”, começa por alertar a KYB Europe.
“A principal função dos amortecedores é manter os pneus do veículo em contacto com o solo, para que seja possível mudar de direção e travar em segurança. Os amortecedores trabalham em equipa, juntamente com pneus e travões. Se algum desses elementos estiver desgastado, tal pode ter sérias consequências em termos de segurança”, acrescenta.
Segundo afirma, “chuva, gelo e neve já têm um efeito adverso nas distâncias de travagem, sem o perigo adicional de componentes desgastados. Por isso, é especialmente importante que tudo esteja em pleno funcionamento durante os meses de inverno”. E deixa as dicas que podem ser consultadas no quadro abaixo.
A maioria dos modelos está equipada com controlo eletrónico de estabilidade (ESC) para ajudar o veículo e o condutor a evitar sobreviragem perigosa em condições de inverno. O ESC deteta quando está o veículo a rodar demais ou a perder tração, podendo aplicar, rapidamente travões nas rodas necessárias para evitar qualquer risco de derrapagem fora de control.
É importante relembrar que, embora a maioria dos veículos modernos esteja equipada com dispositivos de segurança, como o ESC, esses sistemas baseiam-se em componentes que devem estar em plenas condições de funcionamento.
Limpe toda a neve e gelo do veículo
Certifique-se de que removeu todo o gelo e/ou neve das janelas e dos faróis. Também é importante limpar a neve da parte superior do veículo, uma vez que ela pode deslizar para o para-brisas durante a condução e bloquear a visão.
Aumente a distância de travagem
Condições escorregadias significam que se deve aumentar a distância para o veículo que circula à frente para oito a 10 segundos, dando-lhe tempo suficiente para travar com segurança, se necessário.
Acelere, desacelere e faça manobras suavemente
Leve o seu tempo e certifique-se de acelerar, desacelerar e fazer manobras com cautela. Se o veículo começar a derrapar, atue sobre a direção e não trave.
Certifique-se de que os pneus apresentam uma banda de rodagem adequada e estão insufados com a pressão correta. Verifique se o kit de reparação de pneus está operacional para o caso de ser necessário.
Isto permitirá que o veículo ganhe tração e evita que as rodas patinem ao tentar deslocar o veículo.
Verifique os níveis de fluidos com maior frequência
À medida que o motor trabalha mais, é provável que os fluidos acabem mais rapidamente. Como tal, mantenha-os abastecidos antes de iniciar qualquer viagem longa.
Deixe bastante espaço entre veículos para manter uma velocidade constante e evite parar ou fazer passagens de caixa. Utilize a mudança baixa ao conduzir em descidas.
Para fazer face a situações de emergência, leve um produto para descongelamento, um cobertor, algumas roupas de inverno e calçado, além de uma lanterna.
O ESC foi calibrado e projetado quando o veículo estava equipado com novos amortecedores. Portanto, quando os amortecedores não são mantidos corretamente, tal afeta todos os cálculos feitos pelo ESC do veículo, pois este não reagirá e funcionará da maneira esperada.
Assim sendo, o ESC pode não aplicar medidas preventivas suficientes para manter o veículo sob controlo. A KYB recomenda que amortecedores, molas helicoidais e kits de montagem sejam substituídos aos 80.000 km.
Quando o inverno termina, o perigo para os componentes da suspensão permanece, especialmente para as molas helicoidais. O impacto de buracos ou desníveis na estrada pode, eventualmente, fazer com que a pintura protetora salte, deixando o metal exposto.
A mola fica, assim, suscetível a partir, ainda mais durante e após os meses de inverno, onde terá sido exposta a chuva, gelo e sal corrosivo da estrada. Uma mola helicoidal que parta durante a condução pode ser extremamente perigosa caso se soltar do assento da mola, danificando, por vezes, até o pneu.
A KYB recomenda que, uma vez terminado o inverno, os técnicos verifiquem as molas de todos os veículos que chegam à oficina, para avaliar se existe este tipo de dano.
Mais sobre a KYB aqui.








