powered by

KYB Europe aborda kits de montagem de suspensão

“O teste de condução é parte fundamental do diagnóstico da suspensão, incluindo os kits de montagem, e ajuda a explicar os problemas ao condutor”, refere a empresa.

“Tal como um amortecedor, um kit de montagem de suspensão é “empurrado” cerca de 1.000 vezes por quilómetro. Ao longo de 80 mil km, tal significa que esse pequeno, mas importante, componente deslocou-se até 75 milhões de vezes. Imagine só como tamanho trabalho vai deteriorar os componentes de borracha do kit de montagem”, adianta a KYB Europe.

“As estruturas gastas têm um efeito adverso no controlo de direção e na segurança. O desgaste dos suportes depende do tipo de viagem, das características de condução e do veículo. No entanto, uma boa dica é que, se os suportes estiverem gastos, os apoios provavelmente também estarão. Portanto, os kits de montagem da suspensão devem ser substituídos sempre que os apoios também o forem”, aconselha.

“Os kits de montagem fornecem um casquilho de borracha entre o chassis e a suspensão, ajudando a reduzir o stress nesta durante a absorção da vibração. Há, também, um rolamento nos kits de montagem dianteira, que permite que o volante atue sobre a coluna de suspensão e as rodas”, diz.

Mais: “Ele faz regressar o volante suavemente à sua posição direita natural uma vez solto. Os kits de montagem da suspensão podem afetar o ângulo de assentamento do amortecedor – se a borracha estiver gasta, pode causar tensão extra sobre ela e os componentes à volta. Rolamentos gastos também geram ruídos de pancadas, algo percetível ainda mais em veículos híbridos e elétricos devido ao silêncio do motor”.

Como diagnosticar kits gastos

O teste de condução (especialmente em veículos com mais de 80 mil km) é parte fundamental do diagnóstico de problemas de suspensão, incluindo kits de montagem, e ajuda a explicar os problemas ao condutor.

Que testes são esses que devem ser feitos numa oficina especializada? “Passar estradas irregulares ou com lombas para sentir a aspereza da condução; detetar ruídos, sentir a vibração do volante e quaisquer irregularidades com a direção; rodar o volante e soltar as mãos (ele regressa à sua posição direita naturalmente?)”, revela a KYB Europe.

Além disso, “escolha um percurso perto da oficina que seja silencioso para que possa utilizar repetidamente; procure um percurso de três minutos e 1,5 km de extensão que inclua lombas, onde poderá travar e acelerar rapidamente e fazer desvios em segurança. A velocidade não precisará de ser superior a 50 km/h”, acrescenta.

E vai mais longe: “Ao regressar à oficina, elimine quaisquer outros fatores, como movimento excessivo nos demais componentes da suspensão, como juntas esféricas e casquilhos”.

Check-up Media KYB suspension components

Dicas de inspeção visual

Metal partido ou com fissura – junta de borracha: pode ter sido causado por condução agressiva ou condições de estradas exigentes, como buracos e superfícies irregulares. Pode resultar em vibrações excessivas transmitidas ao sistema de direção do veículo e ao condutor, diminuindo o conforto, aumentando a fadiga. Parâmetros de amortecimento alterados da suspensão; desgaste acelerado da suspensão e componentes.

Rolamento gripado: pode ter sido causado por instalação incorreta se não foi aplicado todo o peso do veículo ao apertar as porcas com o binário necessário. Pode resultar em vibrações excessivas transferidas ao sistema de direção do veículo e ao condutor. Será necessário aumentar a força para mover o volante, o volante não regressa à posição direita depois de o volante ser solto e haverá ruído proveniente da suspensão.

Deformação/afrouxamento do rolamento de suporte de montagem superior: pode ter sido causado por carga excessiva no eixo, condução agressiva ou condições da estrada exigentes, como buracos e superfícies irregulares. Pode resultar em vibrações excessivas transferidas ao sistema de direção do veículo e ao condutor, alteração dos parâmetros de amortecimento da suspensão e ruído proveniente da suspensão.

“A KYB oferece uma gama completa de kits de montagem completos com o prefixo de número de peça SM. O que significa que a montagem, o rolamento e todas as porcas, parafusos e outros itens estão incluídos”, explica.

E conclui com um alerta: “Cuidado ao comparar o preço de kits de montagem de empresas diferentes. Muitas delas não vão oferecer o kit completo, o que vai influenciar no preço da unidade”.

Mais sobre a KYB aqui.

Febi BilsteinSWAG_300x150BlueprintMF Pinto Import. export peças, S.A.Lizarte novo m-rec otimizadoSparkes_mrec_01_02_2023DaycoR-M 300x150Glasurit_300x150

artigos relacionados

Últimas

Ligeiros