Numa altura em que a suspensão ativa está a tornar-se realidade nos automóveis e as soluções semi-ativas estão presentes em mais segmentos do que nunca, uma colaboração entre a KYB e a Citroën introduziu um novo conceito de suspensão baseado em amortecedores passivos.
A ideia passa por aproximar esta solução dos elevados desempenhos dos sistemas semi-ativos, mas com custos significativamente mais competitivos. Foi desenvolvido e aplicado como equipamento de origem no Citroën C5 Aircross, lançado em 2017.
O SUV da marca francesa esteve nomeado para “Car of the Year 2019” e ganhou o prémio “CarWow Comfort 2019”. A KYB Europe também recebeu um prémio de “Excelência de Fornecedor da PSA” após esse desenvolvimento muito bem-sucedido.
Até agora, esta tecnologia apenas havia sido instalada em veículos novos. No entanto, em 2022, estará disponível como peças de reposição da KYB Europe, com as referências 3348095 e 3448033.
A KYB é a única empresa a oferecer tais peças para o mercado de reposição. Atualmente, existem mais de 150 mil unidades do C5 Aircross a circular nas estradas europeias equipados com batentes hidráulicos duplos.
“Com esta tecnologia, o curso total dos amortecedores pode ser dividido em três partes diferenciadas, durante as quais o amortecedor apresenta características diferentes. A primeira, corresponde à posição em torno do centro do curso. Nesta área de atuação, as válvulas convencionais do pistão e na válvula de base fornecem a força de amortecimento”, explica a KYB.
“As segunda e terceira partes, correspondem às posições próximas ao final do ressalto e do curso de compressão, sendo os batentes hidráulicos de compressão responsáveis por proporcionar absorção adicional de energia”, acrescenta.
Segundo afirma, “Esta divisão permite que as válvulas principais dos amortecedores se concentrem no conforto, assumindo os dois batentes hidráulicos a responsabilidade quando enfrentam situações mais exigentes, aumentando, assim, o conforto e o desempenho dinâmico do veículo”.
E vai mais longe: “Para consegui-lo de forma eficaz, os batentes devem ser capazes de absorver energia suficiente e ter uma resposta muito flexível. Esta tecnologia patenteada fornece um nível de conforto sem precedentes, sendo descrito pela PSA como ‘efeito tapete voador’, pois o veículo parece estar a voar sobre irregularidades e buracos na estrada”.
Jordan Day, gestor de marketing de aftermarket da KYB Europe, explica que “ter esta tecnologia disponível para o mercado de reposição é uma adição empolgante à nossa gama existente”. E enfatiza que tal “permitirá que os condutores continuem a desfrutar do conforto que esses amortecedores oferecem. É mais um grande exemplo de como a KYB está na vanguarda da pesquisa e desenvolvimento de suspensão OE”.
Mais sobre a KYB aqui.