A KPIT Technologies, especialista no desenvolvimento de software independente para a indústria automóvel e de mobilidade, e o Grupo ZF, empresa global de tecnologia que fornece sistemas para automóveis de passageiros, veículos comerciais e tecnologia industrial, concordaram em promover uma “empresa independente chamada QORIX para desenvolver e distribuir produtos e soluções de middleware abertos e escaláveis para o ecossistema de mobilidade”, avança a ZF, em comunicado.
A QORIX é, atualmente, uma subsidiária da KPIT, totalmente focada no desenvolvimento de soluções de middleware. A ZF investirá 50% no capital da QORIX, sujeita a aprovações regulatórias.
A nova empresa terá como base a experiência e os IP relevantes da KPIT e da ZF para desenvolver plataformas e soluções de middleware automóvel abertas e escaláveis para o ecossistema de mobilidade. Nesse sentido, ambos os parceiros trarão dinheiro e ativos/PI para a sua contribuição.
“Neste momento, sentimos que o setor de mobilidade precisa de uma solução de middleware independente e há um valor significativo nisso”, afirma Kishor Patil, CEO da KPIT Technologies.
“Estamos muito entusiasmados em estabelecer a QORIX, que beneficiará a indústria como um todo. O desenvolvimento da solução de middleware da QORIX contará com a experiência da KPIT em vários programas de produção, especialização em consultoria de arquitetura e integração de software e dos seus pontos fortes em serviços conectados baseados em ‘nuvem’”, diz.
“O portefólio combinado de software de base de veículos padronizados da KPIT e da ZF será uma das ofertas líderes mundiais para a indústria automóvel”, adianta Dirk Walliser, vice-presidente de pesquisa e desenvolvimento do Grupo ZF.
“A QORIX estará aberta a outras empresas de tecnologia e poderá oferecer as partes diferenciadas não competitivas do software do veículo independentemente dos acionistas e com altas economias de escala. A ZF, portanto, focará a sua própria oferta mais na diferenciação de funções de software e desenvolverá soluções integradas de sistemas de veículos de hardware e software para fabricantes de veículos”, acrescenta o responsável.
Mais sobre a ZF aqui.