O Kia PV5, novo furgão totalmente elétrico da marca sul-coreana e primeiro modelo da sua linha PBV (Purpose Built Vehicles), foi eleito “2026 International Van of the Year” na gala dos Prémios IVOTY, realizada em Lyon, durante a SOLUTRANS 2025.
É a primeira vez que um fabricante sul-coreano conquista esta distinção, atribuída por um júri composto por jornalistas especializados de 26 países, incluindo Portugal.
Necessidades empresariais
Para o presidente do júri, Jarlath Sweeney, o PV5 “estabelece uma nova referência em inovação, eficiência e capacidade”, combinando emissões zero com versatilidade e funcionalidade.
Já Ho Sung Song, presidente e CEO da Kia Corporation, destacou que o modelo foi desenvolvido “ouvindo as necessidades reais dos clientes empresariais” e que esta vitória confirma a ambição da marca em redefinir o mercado dos veículos comerciais elétricos.
O prémio surge numa fase em que as primeiras unidades do PV5 começam, agora, a chegar à Europa. Para Marc Hedrich, presidente e CEO da Kia Europe, esta distinção valida a entrada da marca num segmento altamente competitivo: “Embora a Kia seja nova nos comerciais ligeiros, este galardão confirma a qualidade da sua engenharia e o foco na mobilidade elétrica”.
“Inteligente e funcional”
Assente na plataforma dedicada E-GMP.S, o PV5 oferece até 416 km de autonomia na versão Cargo Long (WLTP) e carregamentos rápidos de 10 a 80% em menos de 30 minutos.
A capacidade de carga útil chega aos 790 kg, reforçando o carácter prático do modelo. Poucas semanas após o lançamento, a variante Cargo Long estabeleceu um recorde Guinness World Records, percorrendo 693,38 km com carga útil máxima e um único carregamento.
Sangdae Kim, vice-presidente executivo da Divisão PBV da Kia, sublinha que o PV5 representa “a visão da marca para um futuro mais inteligente e funcional no setor dos comerciais ligeiros”, garantindo que toda a gama PBV continuará a crescer.
Já disponível nas versões Cargo Long e Passenger, o modelo receberá, em 2026, novas variantes, incluindo Chassis Cab, Cargo L1H1 e High Roof L2H2, às quais se juntarão, mais tarde, os maiores PV7 e PV9.
Mais sobre a Kia aqui.