Katherine Zachary, vice-presidente regional de comunicação da Nissan AMIEO (África, Médio Oriente, Índia, Europa e Oceânia), foi distinguida pela Excelência em Liderança nos “Women Automotive Network Awards 2025”.
“Este prémio reconhece a liderança e o compromisso em criar oportunidades para todos, garantindo que cada voz é ouvida e valorizada em toda a Nissan”, refere a marca, em comunicado.
Stephanie May, diretora comercial da “Women Automotive Network”, explica que Katherine Zachary representa os valores de uma liderança verdadeiramente inclusiva.
“É não só uma voz estratégica na indústria, mas, também, uma mentora, uma defensora e um exemplo para as gerações futuras. O seu exemplo está a impulsionar uma mudança significativa e duradoura, não apenas na Nissan, mas em todo o setor automóvel”, revela.
Ao reagir à distinção, Katherine Zachary afirma que se sente honrada por receber este prémio, que reflete o esforço coletivo em toda a Nissan para construir uma cultura onde todos se sintam vistos, apoiados e capacitados.

Transformar ideias em ações
“A inclusão não acontece por acaso — resulta de ações diárias, de uma liderança consciente e de um compromisso partilhado com o progresso. Tenho muito orgulho em fazer parte desta jornada”, confidencia Katherine Zachary.
No seu cargo, Katherine é responsável por todas as comunicações internas e externas na região AMIEO, liderando uma equipa de profissionais que atuam em mais de 140 mercados.
É, também, copresidente do Conselho de Diversidade, Equidade e Inclusão (DEI) da AMIEO, transformando ideias em ações concretas e mudanças positivas em toda a organização.
Em 2024, juntamente com a sua equipa, lançou as sessões Speed Mentoring da Nissan – conversas de cinco minutos que ligam colaboradores a líderes seniores, promovendo a confiança, a visibilidade e o desenvolvimento de carreira de grupos sub-representados.
Katherine também lidera as estratégias de comunicação inclusivas na região, tendo, recentemente, organizado um evento inédito do “Women’s Worldwide Car of the Year (WWCOTY)” exclusivamente dedicado a mulheres, integrado nas atividades de lançamento do novo Nissan MICRA.

Cultura de inclusão
Enquanto copresidente do Conselho DEI, tem, igualmente, impulsionado a expansão dos Employee Resource Groups (Grupos de Afinidade) em toda a região AMIEO, reforçando o sentimento de pertença e a cultura de inclusão.
Para além das suas funções na Nissan, Katherine dedica-se ainda a inspirar a próxima geração de comunicadores, lecionando um curso de mestrado em Comunicação Internacional na Universidade Sorbonne Nouvelle, em Paris.
Os “Women Automotive Network Awards 2025” foram atribuídos durante o “Women Automotive Summit: Europe”, evento de referência que celebra e promove a diversidade e a inclusão na indústria automóvel.
Além da distinção de Katherine Zachary, Kayleigh Husband, gestora de Estratégia e Planeamento Corporativo, foi finalista na categoria “Inspirational Role Model Award”, e Michael Simpson, vice-presidente de SCM e Logística da Região AMIEO, foi nomeado para o “Allyship Award”.
Esta distinção surge num momento em que a Nissan continua a reforçar o compromisso com a diversidade, a equidade e a inclusão em todas as áreas do negócio. Em setembro de 2025, a Nissan AMIEO publicou o Relatório Diversidade, Equidade e Inclusão 2024 – Celebrating Progress, Powering the Future, destacando os principais marcos alcançados na região.
Com os olhos postos no futuro, a Nissan AMIEO mantém o foco num progresso intencional – desenvolvendo os líderes de amanhã, ampliando oportunidades para grupos sub-representados e fortalecendo redes inclusivas.
Mais sobre a Nissan aqui.