A JLR reformulou por completo um dos componentes estruturais mais essenciais dos seus veículos de nova geração: a travessa de segurança do tablier. “Tradicionalmente produzida em magnésio ou aço, esta peça transversal, que percorre toda a largura do habitáculo, é fundamental para a proteção dos ocupantes, para o desempenho dos airbags e para a redução de vibrações e ruídos”, avança a empresa.
“Agora, passa a ser construída com um material híbrido que combina plástico reforçado com fibra e aço, mantendo os níveis de segurança e conforto exigidos pela marca, ao mesmo tempo que reduz, significativamente, a pegada ambiental”, sublinha.
Solução híbrida
A mudança tem impacto imediato: “Ao eliminar o magnésio, cuja produção é altamente intensiva em emissões, a JLR prevê uma redução anual superior a 50 mil toneladas de CO₂ — equivalente ao consumo médio de energia de cerca de 17 mil casas no Reino Unido”, explica a empresa, em comunicado.
“A inovação resulta de um projeto conjunto com os fornecedores Celanese, CCP Gransden e Grupo Petford, submetido a extensos testes de segurança, durabilidade e integridade estrutural”, revela.
“A solução híbrida demonstrou combinar a leveza e capacidade de absorção de energia do plástico reforçado com fibra com a rigidez e resistência do aço, garantindo um comportamento exemplar em caso de impacto”, reforça.
Thomas Mueller, executive director of product engineering da JLR, destaca que esta evolução “demonstra a arte das equipas de engenharia, sustentabilidade e fornecedores”, sublinhando que o redesenho de um componente invisível ao utilizador “define um novo padrão para arquiteturas sustentáveis na próxima geração de veículos de luxo”.
Processo complexo
Também Matthew Atkinson, lead research engineer, realça a complexidade do processo: “Não se tratou apenas de trocar materiais. Foi necessário assegurar que o novo compósito cumpria os rigorosos requisitos de segurança, requinte e durabilidade, proporcionando, ao mesmo tempo, uma redução substancial de emissões”.
A nova travessa será integrada nos futuros modelos da JLR e representa mais um passo da estratégia Reimagine, que pretende redefinir o luxo moderno através de soluções técnicas sustentáveis, eficientes e alinhadas com os padrões ambientais globais.
Mais sobre a Jaguar Land Rover aqui.