A Jaguar Classic encontra-se a celebrar o 70.° aniversário do lendário bólide C-Type através da produção estritamente limitada de novas réplicas do C-Type, que serão produzidas à mão nas vanguardistas instalações da Jaguar Classic Works, em Coventry, no Reino Unido.
O programa de réplicas do C-Type possibilitará aos amantes da história do automóvel adquirirem, pela primeira vez, diretamente na Jaguar, um modelo de produção nova do C-Type de competição de 1953, equipado com travões de disco.
O C-Type, produzido entre 1951 e 1953, ficou célebre pela enorme fluidez das linhas, concebidas pelo artista, especialista em aerodinâmica e designer da Jaguar, Malcolm Sayer. Este icónico modelo venceu as 24 Horas de Le Mans no seu ano de estreia, 1951, naquela que foi a primeira das sete vitórias absolutas da Jaguar nesta mítica prova de resistência.
Em 1952, o C-Type estreou na indústria automóvel a inovadora tecnologia de travões de disco, com um revolucionário sistema desenvolvido pela Jaguar e pela Dunlop. Stirling Moss conseguiu a primeira vitória com um veículo equipado com travões de disco no Grande Prémio de Reims (França) e participou na Mille Miglia, em Itália.
O C-Type voltaria a vencer as 24 Horas de Le Mans em 1953, outra estreia para um veículo com travões de disco. Em complemento, beneficiou de enorme sucesso junto de proprietários privados, o que contribuiu para a Jaguar conquistar a segunda posição no primeiro Campeonato Mundial de Desportivos.
Das 53 unidades do Jaguar C-Type produzidas nos anos 50, 43 foram vendidas a clientes privados, mas a especificação do C-Type vendido ao público limitou-se a modelos com travões de tambor, carburador duplo SU e motor de 200 cv, como era habitual, aliás, nos veículos de competição de 1951.
Previous
Next
Serão produzidas oito novas réplicas do C-Type antes da realização, em 2022, do evento de celebração destinado aos proprietários e inspirado no desporto automóvel. Todas seguirão a especificação do veículo da equipa de competição que venceu Le Mans em 1953, incluindo o motor de seis cilindros em linha com 3,4 litros, os travões de disco e o carburador triplo Weber 40DCO3 para desenvolver uma potência de 220 cv.
Os engenheiros da Jaguar Classic utilizaram como ponto de partida a experiência adquirida nos programas de réplicas do Lightweight E-Type, XKSS e D-Type da Jaguar Classic, consultando os arquivos da Jaguar e verificando os dados digitalizados de um C-Type original, além de utilizar a mais recente tecnologia de design assistido por computador para criar o C-Type de produção nova mais autêntico possível.
A precisão das especificações genuínas de 1953 é assegurada pelo acesso exclusivo ao historial e aos desenhos originais de engenharia da empresa, criados pela equipa de desenvolvimento do C-Type, que incluía Malcolm Sayer, o diretor de competição Lofty England e os engenheiros William Heynes, Bob Knight e Norman Dewis.
Os dados CAD de engenharia foram, também, utilizados num configurador online, concebido especialmente para que a Jaguar Classic possa disponibilizar, pela primeira vez aos clientes, a oportunidade de visualizar, de forma virtual, a sua réplica do C-Type. A nova ferramenta classicvisualiser.jaguar.com permite aos utilizadores comparar cores e revestimentos que podem ser selecionadas de entre 12 cores originais para o exterior e oito cores interiores.
Também é possível incluir opções como círculos de competição, um logótipo no volante e uma inscrição no capot. As opções para os interessados nas réplicas do C-Type são complementadas com a estrutura de proteção em caso de capotamento ou um sistema de retenção com cinto aprovado pela FIA.
Estes verdadeiros C-Type de produção nova servem não apenas para o modelo se mostrar ao mundo, como podem, também, ser utilizados em provas de competição histórica, provas em estradas fechadas ao trânsito e circuitos.
Mais sobre as instalações da Jaguar Land Rover Classic Works aqui e mais sobre a Jaguar Classic Parts aqui.
Secção patrocinada por empresas que apoiam jornalismo de qualidade