Já são mais de 10 mil os BYD que circulam em Portugal

Só em 2025, a marca matriculou 6.059 veículos ligeiros de passageiros em Portugal e alcançou uma quota de mercado de 2,7%.
Check-up Media BYD SEAL U

A BYD, que se assume como fabricante líder mundial de veículos movidos a novas energias (EV e PHEV) e baterias elétricas, atingiu um importante marco em Portugal ao utrapassar as 10 mil viaturas vendidas desde a sua chegada a território nacional, em 2023.

“Este feito demonstra a forte aceitação dos modelos BYD e o crescente interesse dos consumidores por veículos movidos a novas energias. Em 2025, a BYD matriculou 6.059 veículos ligeiros de passageiros, um aumento de 94,1% face a 2024, o primeiro ano completo da marca em Portugal”, adianta o comunicado.

“A marca encerrou o ano com uma quota de mercado de 2,7%, considerando todas as motorizações, mais 1,2 pontos percentuais do que em
2024. No mercado de ligeiros de passageiros com motorização NEV (New Energy Vehicles), a BYD alcançou uma quota de 7% e foi a marca número um do cliente particular”, acrescenta.

Segundo a BYD Portugal, “já no mercado de veículos ligeiros de passageiros 100% elétricos, em 2025, a marca conseguiu uma quota de 9,4% e foi, também, a marca número um para cliente particular. No ano passado, em cada cinco viaturas 100% elétricas matriculadas para particulares, uma era BYD”.

Check-up Media BYD Dolphin Surf
Curva ascendente

No plano internacional, 2025 foi um ano histórico para a BYD. A marca entregou 4.602.436 viaturas a nível mundial e consolidou-se como líder global em vendas de veículos movidos a novas energias.

A marca ultrapassou ainda um novo marco, ao superar, pela primeira vez, 1.049.601 unidades exportadas, um crescimento de 145% face a 2024. Além do recorde de vendas a nível mundial, em dezembro, celebrou-se a produção do 15.° milionésimo veículo movido a novas energias da BYD, apenas 13 meses depois de se ter alcançado o marco de 10 milhões de viaturas produzidas.

O foco no crescimento global tem sido constante e no ano passado a BYD já marcava presença em mais de 110 países e regiões. Enquanto empresa tecnológica, a marca mantém o foco na investigação e desenvolvimento (I&D).

Nos primeiros três trimestres de 2025, a BYD investiu 43,75 mil milhões de RMB em I&D (5,3 mil milhões de euros) e já conta com um investimento acumulado de 220 mil milhões de RMB (26,65 mil milhões de euros).

Esta aposta tem permitido avanços em áreas como a química e integração de baterias, sistemas avançados de assistência à condução e carregamento ultrarrápido Flash Charging de megawatts, que permite alcançar tempos de carregamento comparáveis ao reabastecimento de veículos a combustão, que deverá chegar à Europa em 2026.

Mais sobre a BYD aqui.

artigos relacionados

Últimas

Internacional

Atualidade