powered by

Já conhecia os apoios do motor com ligação eletrónica da Lemförder?

Os apoios do motor comutáveis da Lemförder foram desenvolvidos de forma a que um único componente satisfaça a necessidade de um elevado nível de conforto.

Os apoios do motor com ligação eletrónica da Lemförder, marca da ZF, são concebidos para poupar combustível, acompanhar a mais recente dinâmica de condução e oferecer o máximo conforto no habitáculo. Isto significa menos ruído e menos vibração.

Os requisitos para apoios do motor estãos cada vez mais exigentes. Os motores modernos funcionam com desativação dos cilindros, uma compressão mais elevada e redução da velocidade. São desenvolvidos para poupar combustível, acompanhar a mais recente dinâmica de condução e garantir máximo conforto no habitáculo.

Ou seja, manter o ruído e as vibrações ao mínimo. O sistema de apoio do motor ativo, desenvolvido pela Lemförder, supera estes requisitos.

Os apoios do motor com ligação eletrónica (ou comutáveis) da Lemförder afirmam estar à altura de qualquer situação. E aumentam as possibilidades oferecidas pelos apoios do motor hidráulicos convencionais.

Caso se amplia um apoio hidrodinâmico com um atuador ou equipar com sensores e uma unidade de comando, o mesmo pode ser ativamente controlado – em conformidade com os requisitos atuais – e adaptar-se a qualquer situação.

Dependendo da frequência de excitação do motor, o apoio do motor realiza um amortecimento hidráulico, passivo ou ativo. A característica de isolamento é calculada pela unidade de comando e convertida pelo atuador, de modo a evitar a transmissão de vibrações para o falso quadrante do automóvel.

Funcionalidade do apoio do motor que pode ser ligado/desligado

Sobre A:

Na posição de conforto, a válvula (2) é aberta e, logo, permite o movimento da suspensão pneumática (3). Isto assegura uma marcha com suspensão suave (1).

Sobre B:

Na posição dinâmica de condução, a válvula (2) é fechada e, logo, permite o movimento da secção hidráulica (4). Isto assegura uma marcha com suspensão rija dinâmica (1).

Vantagens do amortecimento inteligente

O apoio do motor comutável combina suspensão suave e rija: melhora o conforto em termos de vibrações; melhora o comportamento de alta frequência; a harmonização do apoio em termos de comportamento no que toca à rigidez, às posições de amortecimento e à posição neutra é customizável.

Apoios convencionais: compromissos em termos de conforto

O motor não vibra de forma uniforme. Durante a marcha do veículo são gerados ruídos e vibrações completamente diferentes do que quando o veículo está parado.

Logo, o apoio do motor tem de satisfazer exigências variáveis. Por conseguinte, os apoios do motor convencionais representam sempre um meio termo: ou amortecimento ideal na posição neutra ou amortecimento ideal durante a marcha do veículo.

Apoios comutáveis: harmonização customizável do apoio

O apoio do motor controlado eletronicamente da Lemförder satisfaz ambos os requisitos: uma posição neutra tranquila e uma dinâmica de condução ativa. A função de comutação faz com que a suspensão pneumática seja usada na posição neutra: o apoio proporciona uma suspensão suave. Quando o veículo está em andamento, o apoio muda para suspensão hidráulica com maior liberdade de movimento para os componentes contactados: o apoio proporciona uma suspensão mais dura. Veja o vídeo aqui.


Secção patrocinada por empresas que apoiam jornalismo de qualidade
imporspeed_300x150Kikai_300x150logo_TozeCar_300x150_2EDC_300x150Logo_Mcnur_300x150imporfase_300x150

artigos relacionados

Últimas

Ligeiros

Internacional

Internacional