powered by

Já conhecia o volante tátil 3D que responde pelo nome de Origo?

Solução oferece uma forma totalmente nova de interagir com o automóvel, otimizando a segurança através de um HMI intuitivo e dando maior liberdade ao design do habitáculo.

Com o Origo, o condutor pode gerir todas as funções principais do automóvel simplesmente com os polegares, como se de um smartphone se tratasse, sem ser necessário tirar as mãos do volante. Esta solução reduz ainda o nível de distração no exercício da condução.

As superfícies táteis transparentes são formadas em 3D para proporcionar uma experiência intuitiva e moldadas por injeção para assegurar maior robustez. Substituem vários comandos mecânicos existentes em diferentes locais do habitáculo, permitindo obter interiores elegantes, leves e arejados. A iluminação nas extremidades do volante confere oportunidades de design exclusivas.

Previous
Next

O Origo consiste na primeira demonstração conjunta a emergir do projeto de Interação Multimodal no Veículo e Apresentação de Informação Inteligente (MIVI), tendo sido desenvolvido em conjunto pelas empresas Canatu, Rightware, TactoTek, Siili Auto e Northern Works, que fazem parte do chamado ecossistema automóvel finlandês.

Apenas com os polegares, o condutor pode realizar diversas tarefas através de scroll, deslizamento ou toque. Como, por exemplo, deslizar o polegar no rebordo do touch pad esquerdo para ajustar o volume. Ou aumentar e diminuir o zoom do mapa de navegação utilizando os dois polegares no sentido horizontal no topo do touch pad ao mesmo tempo.

https://www.youtube.com/watch?v=Exd5ZP2fAss&feature=youtu.be

O conceito inclui ainda as funções básicas: climatização, controlo da velocidade de cruzeiro, media, navegação, contactos e configurações. O conteúdo primário está localizado no lado direito do volante, ao passo que os ajustes e controlos no lado esquerdo.

O volante tátil 3D Origo, ainda concept, foi reconhecido, em 2020, pelos German Design Awards graças ao seu desenho e qualidade. Este projeto foi eleito vencedor na categoria “Excelente Design de Produto – Interface Homem-Máquina”.

Secção patrocinada por empresas que apoiam jornalismo de qualidade

artigos relacionados

Últimas

Atualidade

Atualidade

Repintura