Já conhecia o conceito de mobilidade sustentável da MEWA?

Desde setembro que a multinacional alemã especialista em sharing têxtil utiliza um novo conceito de mobilidade sustentável da Onomotion para entregas e recolhas na cidade de Berlim.

A MEWA conta com uma extensa frota de veículos. Cerca de 26 milhões de quilómetros são percorridos na Alemanha todos os anos ao serviço dos clientes da empresa. Com vista a reduzir as emissões de CO2 associadas, a multinacional alemã está a testar um novo conceito de entrega para cidades do interior da Alemanha.

“O nosso objetivo é fazer com que a distribuição seja totalmente neutra para o clima”, explica Kay Simon, responsável de conceitos de mobilidade da MEWA. “Tal passa por reduzir o tamanho dos veículos de entrega nos centros das cidades”, acrescenta.

Em Berlin-Mitte, as e-cargo do fornecedor Onomotion já estão a ser utilizadas desde o último trimestre de 2021. As bicicletas de carga elétricas encarregam-se do transporte. Em termos de peso, cada uma permite transportar cerca de um quarto da carga comparativamente a um camião convencional de 3,5 toneladas.

“O novo conceito de entrega é 100% bem-sucedido, frisa Kay Simon. E os clientes não notaram no serviço prestado a mudança para as bicicletas. “Começámos com entregas em pequenas quantidades para testar processos. Mas, agora, as bicicletas realizam um dois circuitos completos todos os dias”, revela.

A MEWA celebrou um contrato com a Onomotion para as e-cargo. O fornecedor de serviços de mobilidade de Berlim desenvolve e produz bicicletas elétricas de carga com um módulo de contentor substituível e cabine à prova de mau tempo.

A Onomotion e-cargo permite percorrer 60 km com duas baterias substituíveis, sendo carregada com eletricidade verde.

Check-up Media MEWA Onomotion Berlim

O facto de as bicicletas serem alugadas à ONO conforme o necessário enquadra-se perfeitamente no modelo de negócio da MEWA, que aluga vestuário de trabalho, esteiras de retenção e panos de limpeza em sistema reutilizável sob o conceito sharing têxtil, defendendo, assim, o princípio da sustentabilidade: utilizar em vez de possuir.

“Após a experiência positiva em Berlim, implementaremos este novo conceito de entrega em outras grandes cidades alemãs este ano. Hamburgo será a nossa próxima etapa”, conclui Kay Simon.

Mais sobre a MEWA aqui.

DaycoChampion

artigos relacionados

Últimas

Em estrada

Atualidade