“O sistema avançado de amortecimento TwinTD, da SACHS, minimiza as vibrações torsionais que se produzem com maior frequência nos veículos com motores modernos e com cilindradas menores, que atingem binários elevados, mesmo a baixas velocidades”, começa por explicar a ZF Aftermarket.
Resultado: “Conforto de condução melhorado e redução do consumo de combustível”, frisa. “O conversor de binário é um componente-chave das caixas de velocidade automáticas: ajuda no arranque e assume a função da embraiagem convencional ao embraiar e desembraiar o motor e a transmissão”, acrescenta.
Segundo afirma, “é a interação entre o motor, com a sua energia cinética mecânica, e o conversor de binário, com a sua energia hidráulica gerada pelo óleo especial, que confere à transmissão a capacidade de condução automática”.
Mais: “Os conversores de binário hidrodinâmicos SACHS para automóveis podem ser ajustados, à medida das necessidades, aos sistemas de transmissão de veículos com caixas de velocidades automáticas”.
Vantagens? “Garantem um comportamento de arranque perfeito e conforto de condução ótimo, mesmo em estradas em mau estado ou filas de trânsito. Adicionalmente, asseguram uma dinâmica elevada e baixo consumo de combustível”, revela a ZF Aftermarket.
A combinação com uma embraiagem de transição SACHS, também chamada de embraiagem lock-up, potencia ainda mais estas características positivas. “A embraiagem de transição é composta por uma embraiagem lock-up e amortecedores torcionais”, diz.
“Compensa perdas de potência causadas por uma transmissão incompleta do binário na zona de acoplamento. Adicionalmente, garante uma transmissão de potência especialmente eficiente, evita desgaste durante o arranque e reduz a perda de energia e o ruído”, reforça.
De acordo com a ZF Aftermarket, “o conversor de binário SACHS para automóveis também pode ser equipado com o novo amortecedor torcional duplo TwinTD, que minimiza as vibrações torcionais que ocorrem cada vez mais em veículos com motores modernos, sendo possível conseguir pontos de mudança de velocidade mais cedo”.
O seu tamanho extremamente compacto significa que o conversor de binário hidrodinâmico, para automóveis debita uma elevada performance num reduzido espaço de instalação.
Além disso, a capacidade de arrefecimento efetiva da embraiagem lock-up otimiza a dissipação de calor e assegura baixo desgaste. Outra vantagem das embraiagens lock-up da SACHS: a sua conceção modular inteligente.
“Uma seleção de duas, quatro ou seis superfícies de fricção possíveis com diferentes diâmetros de circuitos hidráulicos permite o ajuste individual, por forma a que possam ser adaptadas para corresponder ao design de diferentes sistemas de transmissão”, dá conta a ZF Aftermarket.
Quais os principais componentes (imagem acima)? Roda de turbina (1); rotor (2); estator (3); amortecedor torcional (4); travão (5); embraiagem lock-up (6).
Mais sobre a ZF Aftermarket aqui.