Já conhece o pano da Mewa que “volta sempre”?

Multinacional alemã mostra como um simples pano reutilizável pode tornar a limpeza de oficinas e fábricas mais eficiente, económica e sustentável.
Check-up Media Mewa workshop

A Mewa, especialista em serviços têxteis, demonstra como os princípios da economia circular podem ser integrados de forma simples e eficaz no dia a dia de fábricas e oficinas.

O seu sistema de panos de limpeza reutilizáveis “assenta num ciclo fechado que inclui entrega, recolha e tratamento profissional, permitindo que cada pano seja utilizado até 50 vezes após lavagem”, adianta.

“Extremamente absorventes e sempre prontos a usar, estes panos ajudam a reduzir desperdício, poupar recursos e simplificar processos nas empresas”, afirma.

1,2 mil milhões de panos

Atualmente, a Mewa “lava mais de 1,2 mil milhões de panos de limpeza por ano”, revela. “Colocados em linha, estes panos permitiriam dar quatro voltas completas ao mundo. Esta capacidade garante que mais de 200 mil clientes em toda a Europa dispõem, de forma contínua, de panos limpos para remover óleos, lubrificantes, tintas e sujidade de máquinas e ferramentas, sem interrupções na atividade”, sublinha a Mewa, em comunicado.

A base do sistema está num ciclo de reutilização rigorosamente controlado. “As quatro qualidades de panos desenvolvidas pela Mewa, adaptadas a diferentes aplicações e materiais, são recolhidas após o uso e submetidas a um processo profissional de lavagem e controlo de qualidade, regressando, depois, ao cliente para reiniciar o ciclo”, diz a empresa.

Check-up Media Mewa cleaning

“Cada pano pode passar por até 50 lavagens, traduzindo-se em menos resíduos, menos esforço operacional e uma sustentabilidade claramente mensurável”, sublinha.

Processos circulares

“Os nossos panos de limpeza são um exemplo de como os processos circulares representam uma verdadeira mais-valia, tanto para as empresas como para o ambiente”, afirma Maricel Huguet, diretora executiva da Mewa Portugal & Espanha.

“Mostram que a preservação dos recursos não tem de ser complexa e que pode ser integrada de forma natural no quotidiano de trabalho, quando existe um serviço bem concebido”, frisa.

Este modelo revela-se particularmente “eficaz em setores com elevadas exigências, como o aftermarket automóvel, a indústria automóvel, a metalurgia ou as artes gráficas”, explica a empresa.

“Em ambientes onde óleos, tintas, limalhas ou lubrificantes fazem parte da rotina, os panos da Mewa destacam-se pela elevada capacidade de absorção e resistência”, refere.

Check-up Media Mewa sample

“Ao mesmo tempo”, acrescenta a empresa, “o serviço assegura disponibilidade constante, elimina custos de armazenamento e transfere para o prestador de serviços a gestão das obrigações ambientais associadas aos resíduos de limpeza”.

A Mewa assume “todo o processo logístico e operacional, desde a entrega dos panos limpos em contentores de segurança (SaCon) até à recolha dos panos usados, passando pela lavagem profissional, controlo de qualidade e nova entrega”, revela.

“Desta forma, as empresas deixam de se preocupar com a compra, gestão ou eliminação dos panos, libertando tempo e recursos para se concentrarem no seu negócio principal”, acrescenta a mesma fonte.

Impacto ambiental

Além do impacto ambiental positivo, o sistema reutilizável traduz-se em vantagens económicas concretas. “A redução do consumo de matérias-primas, a diminuição das emissões de CO₂ e a forte redução de resíduos tornam a sustentabilidade numa opção prática e financeiramente compensadora”, pode ler-se no mesmo documento.

O que, à primeira vista, pode parecer um detalhe insignificante revela-se, afinal, um “elemento com grande impacto”. Com soluções simples e inteligentes, a Mewa “mostra que a limpeza sustentável em fábricas e oficinas pode ser alcançada de forma cómoda, eficiente e alinhada com os desafios reais das empresas”, conclui.

Mais sobre a Mewa aqui.

artigos relacionados

Últimas

Internacional

Atualidade

Atualidade