“Atualmente, nas oficinas, a capacidade de trabalhar com veículos cada vez mais avançados é essencial. Com o Doctor Charge 130, a Telwin oferece um equipamento de ponta capaz de suportar, de forma estável e eficiente, até mesmo as baterias de lítio de 16V usadas nos veículos Tesla, tanto durante a carga como em diagnósticos avançados”, adianta a Bolas.
“O Doctor Charge 130 é um carregador de baterias eletrónico multifunções profissional para baterias WET, GEL, AGM, MF, PbCa, EFB, Li de 12V/24V. Com ecrã LCD, inclui carga e manutenção automáticos em Pulse Tronic com base na tecnologia da bateria selecionada”, acrescenta.
Segundo diz, dispõe de “reconhecimento automático do tipo de bateria (modo Auto) e inclui alimentador estável para atividades de diagnóstico (BSU), durante as mudanças de bateria (Supply) e para manter em boas condições as baterias dos veículos expostos nos showrooms”.
E vai mais longe: “Conta com função Recovery, para recuperação de baterias sulfatadas ou muito descarregadas, e função Equalization, para restaurar a funcionalidade ideal com regeneração periódica”.
O que torna o Doctor Charge 130 tão especial para as baterias Tesla? Desde logo, o “modo de carga para baterias de lítio 16V, ideal para carregá-las e mantê-las eficientes, até mesmo no showroom”, refere a Bolas.
Depois, o “modo de estabilização 16V para diagnóstico. A função avançada com tensão ajustável de 14V a 16V em incrementos de 0,1V, compensando requisitos energéticos até 120A. Perfeito para atualizações de ECU, diagnósticos prolongados e reprogramações, garantindo tensão estável e segura”, enfatiza.

Funções e vantagens
De acordo com a empresa eborense, representante da marca italiana Telwin, o Doctor Charge 130 é muito mais do que um carregador. São várias as suas funções. “Carga e manutenção Pulse Tronic em oito fases para todas as tecnologias: Li-Ion, AGM, EFB, GEL, WET, em 12V/16V/24V”, diz.
“Suporte para diagnósticos em 12V/16V/24V, com fornecimento de até 120ª; fonte de energia para showrooms; aparelho de teste integrado para verificar capacidade de arranque, estado de carga e alternador; manutenção da eletrónica a bordo durante a substituição da bateria”, acrescenta.
Mas há mais: “Recuperação de baterias com dessulfatação e equalização; assistência de arranque para baterias descarregadas; proteções avançadas contra curto-circuitos, inversão de polaridade e sobretensões”.
E por que razão o suporte a 16V faz a diferença? “As baterias de lítio de 16V são uma característica exclusiva dos modelos Tesla mais recentes. Com o Doctor Charge 130, o profissional já tem uma ferramenta compatível com essa inovação”, dá conta o comunicado.
Mas não só: “O suporte a 16V também pode ser útil para aplicações especiais, retrofits ou veículos elétricos de elevado desempenho que podem adotar essa solução no futuro próximo”, assegura.
E conclui: “Um investimento já virado para o futuro. Não seja apanhado(a) de surpresa. Prepare a sua oficina para dar resposta às necessidades mais avançadas dos veículos elétricos da nova geração”.
Mais sobre a Telwin aqui.