powered by

Já conhece a “SMART Box” criada pela parceria entre Schaeffler e Flender?

A Schaeffler e a Flender uniram-se para desenvolver uma inovadora “SMART Box”, caixa de transporte reutilizável para rolamentos de grande porte.

A Schaeffler e a Flender uniram forças para criar um inovador sistema de embalagem reutilizável e ecologicamente correto. A designada “SMART Box” substitui, desta forma, as antigas caixas de transporte descartáveis. E já está a ser utilizada em diversos locais da divisão industrial para rolamentos com diâmetro exterior de 350 a 750 mm. Uma parceria que promove a conservação de recursos e o controlo de desperdício.

“O tema da sustentabilidade está fortemente enraizado no ADN da Schaeffler há muitos anos e representa um dos nossos quatro valores corporativos. Graças ao novo sistema de embalagem, não apenas o manuseamento das caixas é otimizado, como o espaço de armazenamento e os custos também são reduzidos significativamente”, explica Stefan Spindler, CEO da área industrial da Schaeffler. “A substituição de até 25 mil caixas de transporte descartáveis, a cada ano, poderia ser alcançada apenas com entregas da Flender”, acrescenta.

“Para a Flender, a estreita cooperação com clientes e fornecedores é uma parte fundamental para alcançar a neutralidade carbónica completa. Por esse motivo, também é importante concentrarmos a nossa atenção nas economias potenciais da cadeia”, afirma o CEO do Flender Group, Andreas Evertz.

“Estamos muito satisfeitos por ter um parceiro coo a Schaeffler, que também pensa desta forma. Com a introdução das caixas SMART para uma plataforma de caixa de engrenagens, já estamos a reduzir a quantidade de madeira utilizada como material de embalagem descartável em mais de 100 toneladas por ano”, revela.

Durante o desenvolvimento do novo sistema de embalagem, foi dada particular importância à garantia da sua utilização para diferentes designs de rolamentos. “A Schaeffler está, atualmente, a trabalhar no projeto da caixa para rolamentos com diâmetro exterior de até 2.400 mm”, dá conta o comunicado oficial.

Schaeffler Flender SMART Box transportation

E vai mais longe: “Um sistema de tracking por GPS, que facilita o acompanhamento das caixas em trânsito, também está a ser testado. O tamanho das caixas é uniforme e adaptado à pegada de uma europalete com um total de até cinco quadros empilhados por palete. Assim, uma unidade completa do novo sistema de embalagem substitui uma infinidade de caixas individuais em várias paletes”.

Em contraste com os materiais utilizados ​​nas caixas descartáveis ​​anteriores, a nova caixa SMART resulta numa redução de CO2 superior a 50%. “Este cálculo já inclui o transporte de retorno das embalagens vazias. Esta redução de CO2 é decorrente, principalmente, da prevenção de resíduos de madeira resultantes do aumento do número de ciclos de transporte da nova caixa SMART”, esclarece a empresa.

E conclui. “Graças ao revestimento de resina resistente à abrasão, em ambos os lados, as caixas SMART são muito mais robustas do que as caixas de transporte de madeira sem revestimento e podem ser transportadas até 20 viagens”.

Mais sobre a Schaeffler aqui.

Secção patrocinada por empresas que apoiam jornalismo de qualidade
Autozitania

artigos relacionados

Últimas

Atualidade

Internacional

Atualidade