A Isuzu alcançou um marco histórico nas suas operações industriais globais ao atingir as três milhões de unidades exportadas da pick-up D-MAX, produzidas na fábrica da marca, na Tailândia.
A implantação internacional da Isuzu passa pela sua presença em 120 países, o que reforça o estatuto da D-MAX como “um dos modelos mais consistentes e reconhecidos do segmento”, segundo afirma a marca, em comunicado.
Passo decisivo
Em funcionamento desde 2002, a unidade tailandesa é responsável pela produção das versões Diesel da D-MAX destinadas aos mercados internacionais, bem como da mais recente D-MAX EV, a primeira versão 100% elétrica do modelo.
Esta variante representa um “passo decisivo na estratégia de eletrificação da marca japonesa, sem abdicar das capacidades que sempre definiram a D-MAX”, pode ler-se no mesmo documento.
O sucesso da pick-up estende-se, também, à Europa, onde, em 2024, registou um novo recorde comercial, com 23.132 unidades vendidas, um crescimento de 17% face ao ano anterior.
Em Portugal, onde a marca é representada pela Astara, a Isuzu D-MAX mantém-se, de forma consistente, no top 3 do segmento, tendo mesmo alcançado a liderança de mercado no último ano.
Robustez e versatilidade
“A reputação da Isuzu D-MAX assenta na sua reconhecida robustez e fiabilidade, características que a tornam numa ferramenta de trabalho eficaz, mas, também, numa opção versátil para lazer”, adianta a marca.
“A estas qualidades, juntam-se um design moderno, níveis elevados de conforto e um conjunto de sistemas de segurança preparados para enfrentar os cenários mais exigentes”, sublinha.
A gama inclui múltiplas configurações — cabina simples, longa ou dupla — com tração 4×2 ou 4×4 e três níveis de equipamento. As versões Diesel recorrem ao motor 1.9 turbodiesel common rail, com 164 cv de potência e 360 Nm de binário, associado a uma caixa manual de seis velocidades e em conformidade com a norma Euro 6d.
Pick-up 100% elétrica
“Já a Isuzu D-MAX EV, destaca-se por ser a primeira pick-up 100% elétrica disponível no mercado europeu a combinar tração integral, carga útil de uma tonelada e capacidade de reboque até 3.500 kg”, salienta a marca.
“O sistema de propulsão integra uma bateria de 66,9 kWh e dois motores elétricos, totalizando 140 kW (188 cv) e 325 Nm de binário”, revela a mesma fonte, em comunicado.
Em Portugal, a Isuzu D-MAX com motor Diesel está disponível a partir de €28.680 (+ IVA), enquanto a versão elétrica é comercializada desde €66.900 (+ IVA).
Mais sobre a Isuzu aqui.