powered by

Industrias Dolz revela sintomas de desgaste da correia auxiliar

Os sistemas de correias auxiliares estão a tornar-se mais complexos devido à constante evolução dos veículos modernos. Cada vez mais acessórios estão associados a este sistema.

“A correia auxiliar não deve ser confundida com a correia de distribuição, que tem uma finalidade completamente diferente. A função da correia de acionamento auxiliar é alimentar uma variedade de componentes periféricos importantes por intermédio de um sistema de polias acionadas pela polia principal da cambota”, explica.

Embora as correias auxiliares geralmente não partam sem antes dar muitos aquecimentos, podem apresentar falhas diferentes que nem sempre são fáceis de diagnosticar. Como diagnosticar e inspecionar, então, o desgaste da correia auxiliar?

“Entre os sintomas mais óbvios de falha, encontra-se o endurecimento da direção hidráulica ou a falha na bateria do veículo. Para detetar sinais de que a correia de acessórios começa a desgastar-se ou requer substituição, é necessário inspecionar visualmente este componente-chave”, alerta a Dolz.

“Sendo constituída de materiais flexíveis, o desgaste da parede lateral é inevitável ao longo do tempo. Portanto, entre os sinais de desgaste na correia auxiliar encontram-se: desgaste e perda de material nas nervuras da correia, aumentando o espaço entre elas; aparência brilhante, vidrada e/ou desgastada, mostrando sinais de idade; abrasão e superfície endurecida mostrando uma perda substancial de flexibilidade; contaminação da correia com óleo ou líquido de refrigeração devido a outros problemas do veículo”, diz.

Embora todos estes problemas possam ser facilmente detetados durante uma inspeção de rotina, cada correia auxiliar tem as suas características únicas. Por exemplo, uma correia de EPDM não ganha fissuras como as correias de borracha de neoprene”, revela.

“Quando deve ser substituído o sistema de acionamento por correia de acessórios? “A correia auxiliar tem uma vida útil muito variável em função da utilização do veículo e a sua substituição pode dever-se a diversos fatores. As três principais causas comuns para a substituição do sistema de acionamento auxiliar são: falha ou quebra do acionamento por correia auxiliar; falha de um dos seus elementos periféricos como tensor, polias, bomba de água; manutenção preventiva do sistema”, refere o comunicado.

E acrescenta: “A correia de acessórios, tensores e polias devem funcionar em conjunto de forma ideal. Por isso, é recomendável substituir todos os componentes sujeitos a desgaste simultaneamente para garantir o melhor desempenho a longo prazo e prolongar a vida útil do sistema de acionamento auxiliar”.

Mais sobre a Industrias Dolz aqui.

Febi BilsteinSWAG_300x150BlueprintMF Pinto Import. export peças, S.A.Logo Mewa newEuromais peças e pneusDaycoR-M 300x150Glasurit_300x150RomafeKrautliLusilectra

artigos relacionados

Últimas

Repintura

Internacional

Internacional