Imprefil recomenda substituir apenas o monólito deteriorado na reconstrução do filtro de partículas

A Imprefil Distribuciones recomenda substituir apenas o monólito deteriorado por um novo de carbeto de silício na reconstrução do filtro de partículas.

“Os filtros anti-partículas (FAP), que, a partir de 2009, devido à norma Euro 5, passaram a ser incorporados, de série, em veículos equipados com motor Diesel, são, também, denominados de DPF na sua sigla em inglês (Diesel Particulate Filter)”, começa por explicar a Imprefil.

“Estes filtros também afetam os motores a gasolina desde a implementação, em setembro de 2018, da norma Euro 6c e regulamentações posteriores, que limitam as emissões de gases poluentes para a atmosfera”, acrescenta.

Segundo afirma, “a missão do FAP ou DPF é reter, no seu núcleo, as partículas, evitando que gases e partículas poluentes produzidos pelo motor durante a combustão sejam libertados para a atmosfera”.

E vai mais longe: “Embora o FAP ou DPF se regenere regularmente durante a condução, chega um momento em que é necessário limpá-lo. Se tal não for possível devido ao filtro estar danificado ou saturado, é aconselhável realizar uma reconstrução do seu núcleo”.

Nesse sentido, “a Imprefil recomenda a reconstrução do FAP ou DPF, substituindo apenas o monólito deteriorado por um novo feito de carbeto de silício (SIC). O SiC é um composto de silício e carbono, que, devido às suas extraordinárias propriedades, é amplamente utilizado em aplicações que exigem elevada resistência térmica ou mecânica. É produzido em forma de pó, que pode ser ligado por calor para formar uma cerâmica”, detalha.

Vantagens do carbeto de silício (SIC) na construção dos monólitos cerâmicos da Imprefil? “Oferece baixa expansão térmica e elevada resistência às mudanças de temperature; é resistente a corrosão; apresenta um ponto de fusão de 2.700˚C (portanto, é altamente improvável que derreta)”, revela.

Check-up Media Imprefil FAP reconstruction

Mas há mais: “É composto por pequenos segmentos unidos com um cimento especial, que lhe permite resistir à dilatação térmica; alcança uma eficiência de filtração de 99%; é normalmente utilizado em filtros de partículas Diesel de equipamento original”.

A gama da empresa espanhola inclui uma grande variedade de veículos, pertencentes a marcas como Alfa Romeo, Chrysler, Citröen, Fiat, Ford, Lancia, Mazda, Mercedes-Benz, Mitsubishi, Nissan, Peugeot, Renault, Saab, Seat, Suzuki, Vauxhall, Volkswagen ou Volvo.

“A reconstrução realizada pela Imprefil é a solução ideal para casos em que o preço do catalisador na origem é muito elevado ou em que é difícil encontrar preços acessíveis, substituindo apenas o monólito danificado”, diz.

“Disponível para versões a gasolina e Diesel, a Imprefil convida todas as empresas do setor de reposição automóvel interessadas em conhecer as suas novidades e abrir novas linhas de negócios, a visitá-la no stand 5D10, localizado no Pavilhão 5 da Motortec, onde poderão ser estreitados os laços comerciais com principais parceiros e colaboradores”, conclui.

Mais sobre a Imprefil aqui.

KrautliRPL300x150LusilectraFebi BilsteinSWAG_300x150BlueprintMF Pinto Import. export peças, S.A.sparks & sparksEuromais peças e pneusDaycoR-M 300x150Glasurit_300x150

artigos relacionados

Últimas

Atualidade

Internacional