“O radiador é o componente fundamental no processo de refrigeração dos motores, que, pelas características do seu funcionamento, atinge temperaturas de trabalho muito elevadas, que devem ser mantidas dentro de faixas específicas, fora das quais, principalmente as de temperatura máxima, provocam avarias muito elevadas, com graves consequências, tanto económicas como para a própria estrutura do motor”, começa por enquadrar a Imprefil.
“Com base nesta premissa, a existência de reparadores e profissionais de radiadores especializados e qualificados é uma exigência e uma realidade continuamente procurada. A oficina de radiadores faz parte do mercado livre de peças de reposição ou aftermarket há décadas”, acrescenta.
E vai mais longe: “A Imprefil, na qualidade de fornecedor especializado no mercado térmico e afins, confirma que os técnicos de radiadores que investiram em maquinaria, tecnologia e formação, aproximando-se de outros mercados, como catalisadores e filtros de partículas, têm uma longa jornada e todo o apoio, quer como distribuidores, quer como técnicos de serviço de um produto de qualidade OEM equivalente”.
No mesmo comunicado, pode ler-se: “Com todas as mudanças que estão a ocorrer no setor nos últimos tempos e apesar da falsa crença de que se trata de um tipo de negócio que irá extinguir-se, na Imprefil destacamos e reiteramos que os radiadores são e continuarão a ser um elo muito importante e ainda mais fundamental no ecossistema das peças de reposição”.
Segundo diz, “o aftermarket não é apenas um mercado para ‘trocar peças’ e procurar referências cruzadas em catálogos digitais. É muito mais. É necessário ter conhecimento do mercado e do produto, conhecer e investir nas ferramentas adequadas, obter e desenvolver experiência e rodear-se de colaboradores capazes de fornecer o produto adequado em tempo útil e ter assessoria necessária para casos específicos que aparecem diariamente”.
Mais: “No caso do técnico de radiador que cumpriu bem as suas funções, conseguirá resolver praticamente 100% das necessidades que surgem todos os dias na oficina, seja a limpeza do componente, seja uma pequena soldadura de estanho ou uma soldadura grande. em alumínio, seja adaptar um radiador, limpar, reparar, reconstruir um DPF ou um catalisador, além de uma longa lista de ações realizadas no mercado automóvel e de máquinas”, explica.
“Além de tudo isto, o técnico de radiador presta aconselhamento na venda de novos produtos (radiadores e condensadores, por exemplo) tal como uma loja de peças sobressalentes, furto da sua experiência e conhecimento”, reforça.
E conclui: “A Imprefil trabalha intimamente ligada às necessidades destas oficinas em Espanha e Portugal, fornecendo-lhes, em menos de 24 horas, todos os produtos para refrigeração e catalisador, bem como tudo o que é necessário para a limpeza, reparação e reconstrução. Sempre junto dos principais fabricantes, como GM RADIATOR, KOYO, IR PLUS, BM CATALYST”.
Mais sobre a Imprefil aqui.