A Icer Brakes e a SKF selaram a sua aliança para desenvolver um projeto com forte impacto em termos de sustentabilidade. Trata-se do SKF RecondOil, uma inovação que o fabricante espanhol Icer Brakes implementou no seu centro de produção em Tudela (Navarra, Espanha) e que consiste na recuperação e reutilização do óleo industrial utilizado nas prensas da fábrica.
Para isso, utiliza um processo de recondicionamento de óleo até ao nível nanométrico, com a tecnologia DST Double Separation, que purifica o óleo usado, permitindo a sua reutilização e promovendo, assim, um modelo de economia circular no processo produtivo.
“É um projeto que responde ao compromisso com a sustentabilidade de ambas as empresas, que, desde a sua implementação, em 2023, conseguiram reaproveitar cinco mil litros de óleo na fábrica da Icer Brakes, em Tudela”, revela a empresa espanhola.
Desta forma, o fabricante espanhol estima que, a partir de 2025, não seja necessária a compra de óleo novo para o seu centro de produção, “eliminando, assim, por completo a geração de resíduos perigosos que, depois de utilizados, devem ser geridos por empresas especializadas”, revela.
Produção sustentável
“Graças a este projeto, a Icer Brakes consegue reduzir, significativamente, o consumo de matérias-primas, baixas as emissões de CO2 associadas à produção de novo petróleo e eliminar resíduos perigosos, bem como os custos ambientais relacionados com a sua gestão”, explica a empresa, em comunicado.

Esta colaboração nasceu como resultado do III RSCapital Awards de 2023, onde a SKF recebeu o prémio na categoria CSR Ambiental com o projeto SKF RecondOil, e a Icer ficou em segundo lugar na mesma categoria com o projeto Icer Goes Green. “Este projeto é um exemplo de utilização de recursos e circularidade, bem como de estreita colaboração entre empresas que partilham um forte compromisso com a sustentabilidade”, sublinha.
Melhoria ambiental
“Uma das principais razões para falhas prematuras em máquinas de fabrico tem a ver com a contaminação de lubrificantes. Na verdade, até 40% dos custos de manutenção estão relacionados com esse motivo, o que torna a gestão adequada da lubrificação também essencial para a rentabilidade”, explica a Icer Brakes.
E vai mais longe: “Também é evidente que, ao utilizar este óleo para lubrificação em todas as máquinas, as empresas industriais também são muito sensíveis aos preços do petróleo bruto”. Contudo, a gestão da lubrificação não é cara apenas por causa dos preços do petróleo. “O tempo de inatividade associado à substituição e descarte do óleo também é caro”, acrescenta a empresa.
Portanto, manter uma gestão de lubrificação financeira e ambientalmente correta torna-se num verdadeiro desafio. “Poder utilizar repetidamente o mesmo óleo, sem o risco de conter elementos contaminantes que afetem o funcionamento de máquinas industriais, é uma inovação muito significativa”, garante a Icer Brakes.
A tecnologia RecondOil, da SKF, representa, portanto, um “avanço notável para a indústria”, afirma. “Com o seu compromisso, a Icer Brakes demonstra não só o seu compromisso com a sustentabilidade, como, também, em oferecer o melhor serviço aos seus clientes em todo o mundo”, conclui.
Mais sobre a Icer Brakes aqui.