IA pode ser física? Pode. XPENG prova-o em Singapura

XPENG mostrou, no Salão de Singapura, a sua visão da Inteligência Artificial física, aplicada a veículos, robots humanoides e mobilidade inteligente.
Check-up Media XPENG IA

A XPENG apresentou, no Salão Automóvel de Singapura 2026, a sua visão estratégica para a “transição da Inteligência Artificial digital para a era da Inteligência Artificial física, assumindo a ambição de tornar a mobilidade inteligente mais acessível e centrada na inteligência, mais do que na potência”, revela a XPENG Portugal.

O evento ficou, também, marcado pela distinção do novo XPENG G6 como “Electric SUV of the Year 2025”, atribuída pelo SGCARMART, a principal plataforma de media automóvel e marketplace de veículos em Singapura.

Hardware inteligente

“No centro desta estratégia, está o desenvolvimento interno de um ecossistema completo de IA física, que integra chips proprietários, sistemas operativos baseados em grandes modelos e hardware inteligente”, explica a marca.

“Esta base tecnológica sustenta a aplicação da IA da XPENG em múltiplas plataformas, desde automóveis elétricos inteligentes a robotaxis, robots humanoides e soluções de mobilidade aérea, algumas das quais poderão ser introduzidas em Singapura nos próximos meses”, reforça, em comunicado.

Check-up Media XPENG IA 2

“O robot humanoide IRON assume um papel central nesta visão. Tal como alguns dos próximos automóveis da marca, o IRON está equipado com três chips XPENG Turing AI, que garantem uma capacidade de computação combinada de 2250 TOPs”, diz.

“A nova geração do humanoide é a primeira a integrar o modelo de grande escala do mundo físico da XPENG, permitindo capacidades avançadas de conversação, locomoção e interação através da combinação dos sistemas VLT, VLA e VLM”, explica.

“O modelo VLT, desenvolvido, especificamente, para robots, funciona como o núcleo das ações autónomas, suportando processos de raciocínio profundo e tomada de decisão independente”, sublinha a mesma fonte.

Autonomia de nível 4

O chip XPENG Turing AI disponibiliza 750 TOPs de capacidade efetiva de computação, integra um processador de 40 núcleos e suporta modelos até 30 mil milhões de parâmetros, concentrando, num único componente, o desempenho equivalente a três chips de elevado desempenho.

Check-up Media XPENG IA 3

“Esta solução tecnológica representa um passo determinante rumo à autonomia de nível 4, com atualizações contínuas a partir da cloud, que garantem uma experiência de condução inteligente em permanente evolução”, assegura a XPENG.

Nova fase de mobilidade

Os futuros modelos da XPENG deverão ainda integrar arquitetura elétrica 800V com carregamento ultrarrápido 5C, capaz de recuperar de 10 a 80% da bateria em apenas 12 minutos, bem como estacionamento totalmente autónomo, X-Pilot Assist e um conjunto alargado de funcionalidades inteligentes.

“O aumento significativo do desempenho em CPU, GPU e NPU permite melhorias substanciais em sistemas, como controlo de velocidade adaptativo, manutenção ativa na faixa e soluções de perceção visual”, esclarece a marca.

Com base na experiência recolhida no mercado de Singapura, a XPENG acredita que os “utilizadores irão evoluir, rapidamente, da simples eletrificação para soluções avançadas de condução e habitáculo inteligentes, abrindo caminho a uma nova fase da mobilidade baseada na Inteligência Artificial física”.

Mais sobre a XPENG aqui.

artigos relacionados

Últimas

Repintura

Mecânico Virtual