A Hyundai ZER01NE voltou a afirmar-se como um dos principais polos de inovação aberta no CES 2026, em Las Vegas, ao apresentar um conjunto de tecnologias desenvolvidas por start-ups apoiadas pelo Hyundai Motor Group.
“Pelo quarto ano consecutivo no maior palco mundial da tecnologia, a plataforma reforça o seu papel como catalisador de ideias disruptivas e de colaboração entre grandes grupos industriais e o ecossistema global de start-ups”, avança a marca, em comunicado.
Em parceria com a Hyundai CRADLE, a ZER01NE levou à feira 10 start-ups com “soluções nas áreas da Inteligência Artificial (IA), energia, robótica e computação quântica, refletindo as prioridades estratégicas do grupo para o futuro da mobilidade e das tecnologias associadas”, afirma.
A presença conjunta sublinha a ambição de “identificar novas oportunidades de negócio, expandir parcerias internacionais e dar escala global a projetos com elevado potencial”, sublinha a Hyundai.
Kyuseung K. Noh, vice-presidente e diretor da Hyundai ZER01NE, sublinha que a plataforma “continua a reforçar as capacidades de inovação aberta do grupo através da colaboração com parceiros criativos em todo o mundo”.
O responsável afirma ainda que a “participação no CES é uma oportunidade para evidenciar a excelência das start-ups apoiadas e contribuir, ativamente, para o crescimento do ecossistema global de inovação”.
Influência internacional
“As start-ups presentes representam diferentes vertentes do modelo ZER01NE, incluindo projetos internos desenvolvidos através do programa Company Builder, start-ups externas aceleradas pelo Hyundai ZER01NE Accelerator e empresas apoiadas em colaboração com a Hyundai CRADLE”, explica a marca.
“Metade das participantes mantém já parcerias ativas com esta última, o que demonstra a crescente influência internacional da ZER01NE enquanto ponte entre inovação tecnológica e aplicação industrial”, reforça a mesma fonte.
As soluções apresentadas abrangem desde “agentes de voz baseados em IA e sistemas avançados de perceção 3D, até novas abordagens ao carregamento de veículos elétricos, materiais de bateria de próxima geração e aplicações de computação quântica”, revela.
Em comum, todas partilham o objetivo de “responder a desafios concretos do futuro da mobilidade, da energia e da indústria”, destaca.
Ecossistema sólido
Desde a sua criação, em 2018, a Hyundai ZER01NE tem vindo a construir um “ecossistema sólido de inovação aberta, apoiando tanto start-ups internas como externas”, segundo palavras da marca.
O programa Company Builder já deu origem a dezenas de start-ups independentes criadas por colaboradores do grupo, enquanto o Accelerator permitiu investir em mais de uma centena de start-ups e desenvolver numerosos projetos de colaboração tecnológica.
Mais sobre a Hyundai aqui.