powered by

Hyundai Santa Fe: abram o livro para o quinto (e maior) capítulo da sua história

Quinta geração do SUV chegará ao mercado em agosto, sob o conceito “Open for More”. Aposta forte nos sete lugares (reais) e nas versões híbrida e híbrida plug-in.
Check-up Media new Hyundai Santa Fe

Com 24 anos decorridos sobre a sua estreia e mais de 450.000 unidades vendidas na Europa (desde 2000) depois, o Hyundai Santa Fe chega, agora, à sua quinta geração. O topo de gama da marca sul-coreana estará disponível no mercado nacional já em agosto, mas, na apresentação nacional, realizada na Adega Mãe, em Torres Vedras, os responsáveis da Hyundai Portugal ainda não divulgaram os preços.

“Serão competitivos e próximos dos atuais”. Foi o máximo que os jornalistas conseguiram saber. Ou seja, este SUV premium (de sete lugares) rondará os €64.000. Pouco mais ou pouco menos. E estará disponível nas versões Vanguard e Calligraphy Pack.

A questão é saber se o valor é ajustado ao produto. Ora, nos poucos quilómetros de contacto com o Santa Fe, em redor da zona oeste, haverá razões plausíveis para ser uma escolha a ter em conta para quem preencher o perfil.

Importa referir que se trata de um modelo completamente reformulado. Mais robusto e requintado do que nunca, o Santa Fe procura combinar dois mundos (aparentemente) paralelos: o da vida familiar – daí os sete lugares e o luxo interior – e um apelo ao lado mais aventureiro da vida.

Nesta sua nova existência, o SUV assume o conceito “Open for More”, que procura passar a mensagem da radical transformação das suas linhas e do seu “recheio”.  Refira-se que conta com um espaço “semelhante a um terraço”, segundo expressão da marca, possibilitado pela sua maior distância entre eixos e maior abertura da porta traseira. A distância entre eixos mais longa também permite que o novo modelo disponha de assentos melhorados na terceira (e última) fila.

Check-up Media new Hyundai Santa Fe rear
Maior do que nunca

Comecemos pelo design exterior deste SUV de grande impacto visual – até porque está maior do que nunca. A frente procura vincar o carácter exclusivo e premium do modelo. O capot alto, os faróis em forma de “H” e aos guarda-lamas bem definidos impõem, sem dúvida, a sua presença. Será talvez o melhor ponto de vista do Santa Fe. Em conjunto, os faróis em forma de “H” e o design da saia dianteira inferior inspiram-se no emblema da Hyundai.

De referir que a distância entre eixos mais longa confere ao novo SUV uma sensação de grandeza ímpar, sendo a escultura lateral limpa complementada por uma ousada linha de tejadilho, um volume generoso à volta dos guarda-lamas, cavas das rodas robustas, uma saliência dianteira mais curta e jantes de 20”.

Já a traseira, será, em nossa opinião (meramente subjetiva, como todas), a secção “menos conseguida”. Exibe uma porta traseira mais larga, capaz de reforçar a sensação de solidez e qualidade, sim, mas parecendo demasiado rude e quadrada. Uma espécie de corpo algo estranho no conjunto da carroçaria do Santa Fe. Os farolins traseiros em forma de “H” casam bem com os farolins dianteiros, também no mesmo formato.

O novo Hyundai Santa Fe permite uma grande personalização, uma vez que está disponível em 10 cores: Abyss Black Pearl, Creamy White Pearl, Creamy White Matte, Typhoon Silver Metallic, Magnetic Gray Metallic e as novas Ocado Green Pearl, Terracotta Orange, Cyber Sage Pearl, Earthy Brass Metallic Matte e Pebble Blue Pearl.

Sete lugares requintados

O habitáculo do novo Santa Fe é o oposto do exterior, uma vez que privilegia o requinte e a elegância. Elementos de design horizontais e verticais, “casam” bem com o tom e a disposição do exterior. O painel de instrumentos, em forma de “H”, salta à vista, bem como as saídas de ar para aumentar a sensação de abertura e criar um equilíbrio interior.

O Santa Fe conta com sete lugares de série e vários elementos de grande utilidade para uma viagem em família: um tabuleiro de esterilização UV-C e um sistema duplo de carregamento sem fios para smartphones são apenas dois dos muitos exemplos que poderíamos destacar.

O ecrã curvo panorâmico integra o painel de instrumentos digital de 12,3’’ e o sistema de infoentretenimento e promove uma maior visibilidade de quem vai ao volante, bem como uma sensação de luxo a bordo.

Com uma distância entre eixos mais longa, o novo Santa Fe consegue um enorme espaço interior. Os bancos totalmente rebatíveis das segunda e terceira filas criam um espaço semelhante a um “terraço na traseira”, expressão da própria marca, mas adequado, beneficiando ainda de uma porta traseira mais larga quando aberta, o que permite aos utilizadores desfrutar do ar livre sem esforço.

Os materiais ecológicos são utilizados em todo o interior do SUV para superfícies macias, como o forro do tejadilho, tapetes BCF e encostos dos bancos e revestimentos, sendo o tapete de proteção, o revestimento das portas e os bancos alguns exemplos.

Sublinhar, neste contexto, os bancos em couro sintético fabricados com materiais que minimizam os riscos para a saúde humana e que são certificados como Classe 1 na Europa – seguros para bebés até três anos.

Check-up Media new Hyundai Santa Fe interior

O novo Santa Fe está disponível, em cinco cores interiores, incluindo Obsidian Black, Supersonic Gray, Pecan Brown, Forest Green e Black Ink (esta presente na versão Calligraphy e em exclusivo com bancos em pele Nappa).

Híbrido e plug-in

Ainda não foi desta que o Hyundai Santa Fe acolheu uma versão 100% elétrica. Para já, conta “apenas” com duas propostas: uma híbrida e outra híbrida plug-in, ambas com caixa automática de seis velocidades: 1.6 TGDi (híbrido com turbocompressor), com potência máxima de 215 cv (158 kW) e binário máximo de 367 Nm; híbrido Plug-in (PHEV) de 1,6 litros turbo com potência máxima de 253 cv (186 kW) e binário máximo de 367 Nm.

Recorde-se, a propósito, que o Hyundai Santa Fe PHEV tem uma bateria de 13,8 kW de capacidade, o que permite uma autonomia de até 65 km (ciclo WLTP), realizando um consumo de 19,2 kWh. Com o carregador de 3,6 KW, “carrega dos 0 aos 100% em 3h50”, segundo a marca.

A segurança não foi esquecida no novo SUV, que surge equipado com uma série de características de assistência à condução que intensificam o envolvimento do utilizador e proporcionam uma melhor experiência a bordo.

Exemplos? Travagem Autónoma de Emergência, Assistente de Acompanhamento da Faixa de Rodagem (LFA), Aviso de Atenção ao Condutor (DAW), Sistema de Monitorização do Condutor (DMS), Cruise Control Inteligente e Assistente de Condução Autónoma em Autoestrada (HDA 2.0), entre muitos outros itens.

Check-up Media new Hyundai Santa Fe room
 “Open for More”

O novo Hyundai Santa Fe renasce sob o conceito “Open for More”, algo que surgiu depois de um inquérito realizado junto de jovens adultos sobre as suas necessidades em termos de veículos e estilos de vida.

O resultado indicou uma grande apetência por atividades ao ar livre. Esta análise serviu para dotar o SUV de características mais aventureiras. Dispõe de um “espaço de vida, semelhante a um terraço”, expressão, mais uma vez da marca, mas adequado, possibilitado pela sua distância entre eixos alargada e pela abertura ampla do portão traseiro. O bom tempo que começa a fazer-se sentir convida a experimentá-lo.

Mais sobre a Hyundai aqui.

artigos relacionados

Últimas

Em estrada

Atualidade

Em estrada