Para além da “alta tecnologia”, está a “tecnologia humana”. Foi sobre este mote que a Hyundai MOBIS (empresa do Hyundai Motor Group), participou, pela 10.ª vez consecutiva, no CES, em Las Vegas, demonstrando avanços tecnológicos na inovação de mobilidade e novas tecnologias destinadas à produção em massa.
No CES, a Hyundai MOBIS proporcionou uma experiência de utilização única através da “Human Tech”, que envolve e comunica com as pessoas sob o tema “Beyond and More”. A Human Tech consiste numa tecnologia que “quebra as fronteiras entre as pessoas e a tecnologia, maximizando a segurança e a conveniência do utilizador através de ligações mutuamente orgânicas”, explica a marca.
Alinhada com este tema chave, a Hyundai MOBIS enfatizou a transparência no design do seu stand de exposição, simbolizando a eliminação de fronteiras físicas. “A Hyundai MOBIS configurou as paredes exteriores e as estruturas do teto do stand como cortinas transparentes, realçando a ligação perfeita entre as pessoas e a tecnologia e entre o espaço de exposição e os visitantes”, revela.
Para-brisas holográfico
No CES, a Hyundai MOBIS revelou três tecnologias focadas no Ser Humano: “um Ecrã Holográfico no Para-brisas, um Sistema de Iluminação Interior Centrado no Ser Humano e o M.Brain, sistema para lidar com a distração do condutor baseado em ondas cerebrais”, sublinha.
Esta foi a primeira vez que o público em geral teve a oportunidade de ver o “Ecrã Holográfico para o Para-brisas”, desenvolvido em conjunto com a empresa global de ótica ZEISS, da Alemanha.
“Para realçar a experiência real do utilizador, a Hyundai MOBIS irá, em breve, aplicar esta tecnologia em veículos de demonstração topo de gama do Hyundai Motor Group”, diz.
“Este ecrã apresenta uma projeção panorâmica de várias informações de condução, navegação e dados de infoentretenimento através do para-brisas do veículo, estendendo-se desde o lugar do condutor até ao lugar do passageiro”, explica o fabricante sul-coreano, em comunicado.
“A instalação de um elemento ótico especial no para-brisas dianteiro permite que os condutores acedam a diversas informações, garantindo, simultaneamente, uma sensação de abertura e espaço e uma maior segurança de condução através desta tecnologia inovadora”, acrescenta a mesma fonte no comunicado.
Sendo uma tecnologia de visualização da próxima geração sem qualquer produção em massa atual, a Hyundai MOBIS planeia iniciar o fabrico em massa do produto já em 2027.
Modo camaleão
A Hyundai MOBIS irá, também, introduzir a tecnologia “Human Centric Interior Lighting”, que muda como um camaleão de acordo com o estado de espírito e a situação do utilizador.
“Este sistema de iluminação inteligente pode implementar 32 padrões situacionais diferentes: redução do stress do condutor ou nervosismo, prevenção de batidas de porta (colisões quando as portas são abertas) e uma iluminação de esterilização UVC”, adianta a Hyundai MOBIS.
Os visitantes do stand puderam ainda experimentar a forma como esta tecnologia de iluminação responde a alterações nos ritmos biológicos do utilizador, na sua saúde e no ambiente circundante do veículo.
A principal tecnologia humana da Hyundai MOBIS, M.Brain, também envolveu os participantes do CES num fabuloso avanço tecnológico. “O M.Brain é um sistema que analisa a informação das ondas cerebrais do condutor para monitorizar estados de desatenção, como a condução sonolenta, em tempo real”, explica.
“Se a atenção do condutor diminuir, o sistema emite avisos através de meios visuais (luzes de LED de aviso à volta do banco do condutor), táteis (bancos que vibram) e auditivos (altifalantes no apoio de cabeça)”, salienta a marca.
Os visitantes do stand da Hyundai MOBIS puderam observar, diretamente, exemplos de análise das ondas cerebrais e a aplicação da tecnologia M.Brain.
Mais sobre a Hyundai aqui.