A Hyundai Motor Company assinala cinco anos de parceria com a Healthy Seas Foundation, organização dedicada à remoção de resíduos marinhos e à recuperação dos ecossistemas oceânicos. Esta colaboração afirma-se como um exemplo de “compromisso ambiental sustentado, combinando conservação dos oceanos, economia circular e educação ambiental à escala global”, adianta a marca.
320 toneladas de resíduos
Desde o início da parceria, em 2021, a “Hyundai e a Healthy Seas já removeram 320 toneladas de resíduos marinhos em 10 países, incluindo redes de pesca abandonadas — as chamadas ghost nets — e diversos plásticos que representam uma ameaça direta à biodiversidade”, revela a marca. A iniciativa expandiu-se, progressivamente, da Europa para a Coreia do Sul e os EUA, com operações de limpeza costeira, subaquática e em águas profundas.
Uma das vertentes centrais desta colaboração é a economia circular. “As redes de pesca recuperadas e consideradas adequadas são enviadas para a Aquafil, onde são regeneradas e transformadas em fio ECONYL, juntamente com outros resíduos de nylon. Este material reciclado é utilizado, entre outras aplicações, na produção de tapetes interiores presentes na maioria das versões europeias dos modelos IONIQ 5, IONIQ 6, IONIQ 9, Inster, Santa Fe Nexo.
Três pilares
A parceria está alinhada com a visão “Progresso pela Humanidade” e com a estratégia de Criação de Valor Partilhado (CSV) da Hyundai, assente nos pilares Earth, Hope e Mobility. No âmbito do pilar Hope, a educação ambiental tem assumido um papel determinante. Através de workshops, atividades interativas e experiências de realidade virtual, foram já envolvidos 4.861 participantes, sobretudo crianças e jovens em idade escolar, promovendo uma maior consciência ambiental.
Entre os projetos educativos desenvolvidos, destaca-se a colaboração com a Universidade Técnica de Munique, que integrou o “SVan”, um laboratório móvel de robótica instalado num Hyundai STARIA. Esta iniciativa permitiu “explorar soluções tecnológicas para a conservação marinha e demonstrar de que forma a robótica pode contribuir para a proteção dos oceanos”, sublinha a marca.
Proteção ambiental
Outro marco relevante tem sido o programa “Ghost Farms”, apoiado, exclusivamente, pela Hyundai, que visa a “remoção de explorações aquícolas abandonadas”. Estas estruturas representam um risco ambiental significativo ao libertarem plásticos, detritos e poluentes no meio marinho. “As intervenções já permitiram a recuperação de habitats subaquáticos e a melhoria das condições ambientais em várias regiões”, remata a Hyundai.
Mais sobre a Hyundai aqui.