O Hyundai Motor Group (HMG) e a NVIDIA anunciaram o reforço da sua colaboração estratégica com a “criação de um centro de desenvolvimento de aplicações e tecnologia de Inteligência Artificial (IA), destinado a acelerar soluções de mobilidade autónoma, fábricas inteligentes e robótica”.
A iniciativa será desenvolvida em articulação com o Governo da Coreia e integra a ambição de posicionar o país como referência global em IA física.
Plataformas tecnológicas
A parceria entra, agora, numa nova fase, evoluindo da adoção de plataformas tecnológicas para a inovação conjunta de tecnologias nucleares de IA.
“O HMG irá desenvolver uma fábrica de IA suportada por infraestrutura NVIDIA Blackwell, permitindo treino, validação e implementação integrada de modelos de IA para sistemas a bordo, condução autónoma, automação industrial e robótica”, explica a Hyundai.
No âmbito deste projeto, serão utilizadas cerca de 50 mil GPUs NVIDIA Blackwell, uma vez criados o Centro de Aplicações de IA Física do Hyundai Motor Group e o Centro de Tecnologia de IA da NVIDIA, bem como centros de dados dedicados.
O investimento global estimado ronda os três mil milhões de dólares (cerca de dois mil quinhentos e cinquenta milhões de euro) e inclui, também, programas de formação e desenvolvimento de talento local.
Ecossistema robusto
“Ao combinar os dados industriais da Coreia do Sul com a infraestrutura de IA de ponta da NVIDIA, podemos acelerar a transformação inovadora baseada em IA em vários setores”, afirma Bae Kyung-hoon, vice-primeiro-ministro e Ministro da Ciência e das TIC da República da Coreia.
Euisun Chung, presidente executivo do Hyundai Motor Group, sublinha que “o aprofundamento da colaboração com a NVIDIA é um passo decisivo para construir um ecossistema robusto de IA, que promova inovação, talento e liderança global”.
Já Jensen Huang, fundador e CEO da NVIDIA, destacou: “Em conjunto com o Hyundai Motor Group, estamos a construir automóveis e fábricas inteligentes que irão moldar o futuro da indústria da mobilidade”.
O HMG está a integrar três plataformas-chave da NVIDIA: infraestruturas DGX para treino de modelos de IA, Omniverse e Cosmos para criação de gémeos digitais e simulações avançadas, e o NVIDIA DRIVE AGX Thor como base de computação para inteligência em tempo real em veículos e robots.
“Esta abordagem permitirá acelerar o desenvolvimento de fábricas autónomas, otimizar processos produtivos e impulsionar a próxima geração de veículos inteligentes e seguros”, conclui o comunicado.
Mais sobre a Hyundai aqui.