O Hyundai Motor Group (HMG) inaugurou, em Singapura, o Corporate Lab, um novo centro de investigação e desenvolvimento (I&D) dedicado à Inteligência Artificial (IA), robótica e produção inteligente, fruto de uma parceria com a Nanyang Technological University (NTU) e a Agency for Science, Technology and Research (A*STAR).
Localizado no interior do Hyundai Motor Group Innovation Center Singapore (HMGICS), o laboratório integra-se na primeira fábrica inteligente da marca e assume-se como peça central na visão da “Fábrica Definida por Software” (Software-Defined Factory, SDF).
Tecnologia sustentável
O novo espaço ligará a investigação académica às aplicações industriais, reforçando o ecossistema de inovação de Singapura e impulsionando a transição da Hyundai para um modelo de produção mais tecnológico e sustentável.
“O Corporate Lab será, também, um ponto de convergência entre universidades, centros de investigação e pequenas e médias empresas locais, promovendo projetos de I&D, criação de empregos de elevado valor e adoção de tecnologias de próxima geração”, diz a marca.
“O Hyundai Motor Group está a acelerar a sua transição para a SDF para se manter na vanguarda de um cenário de mobilidade global em rápida evolução”, afirma Juncheul Jung, vice-presidente executivo e diretor da Divisão de Soluções de Produção do grupo. “As tecnologias de produção de próxima geração desenvolvidas aqui serão aplicadas globalmente, reforçando a competitividade futura da Hyundai”, frisa.
Já Hyun Sung Park, CEO do HMGICS, destaca que o laboratório “é um importante centro de investigação que materializa a visão da Hyundai para a transição tecnológica, fomentando talento local e criando emprego qualificado”.
Modelo tripartido
A NTU, classificada entre as 15 melhores universidades do mundo, e a A*STAR, principal agência pública de I&D de Singapura, juntam a sua experiência científica e tecnológica ao know-how automóvel da Hyundai, num modelo tripartido que combina investigação, tecnologia e aplicação industrial.
“O Corporate Lab adotará uma abordagem interdisciplinar às tecnologias de fabrico de próxima geração, envolvendo múltiplas faculdades e institutos de investigação”, explica a marca.
“Entre as áreas prioritárias, estão o desenvolvimento de IA para produção inteligente, tecnologias robóticas para eficiência e qualidade, impressão 3D de componentes automóveis e sistemas robóticos inteligentes para deteção de defeitos e aumento da produtividade”, sublinha a Hyundai, em comunicado.
Testar protótipos
Como primeiro laboratório de I&D em Singapura sediado, simultaneamente, numa universidade e numa fábrica automóvel em funcionamento, o projeto estabelece um novo padrão de colaboração entre indústria, academia e governo.
“A sua localização estratégica dentro do HMGICS permitirá desenvolver e testar protótipos de forma mais rápida, integrando os resultados diretamente nas operações de produção e acelerando os ciclos de inovação”, sublinha a mesma fonte.
Mais sobre a Hyundai aqui.