A Hyundai disponibilizou viaturas para a Cimeira de Líderes do G20 de 2025, que se realizou em Joanesburgo, na África do Sul. O grupo forneceu 30 monovolumes (MPV) Hyundai STARIA, que foram usados como transporte oficial das equipas das delegações dos países participantes. A Cimeira de Líderes do G20 decorreu de 22 a 23 de novembro, sob o tema “Solidariedade, Igualdade, Sustentabilidade”.
Criado em dezembro de 1999 com a participação de 20 das maiores economias mundiais – incluindo a República da Coreia e a União Europeia –, o G20 começou como um fórum de ministros das Finanças e governadores de bancos centrais dedicado ao debate de questões económicas e financeiras internacionais.
A primeira Cimeira de Líderes do G20 teve lugar no ano de 2008, em resposta à crise financeira global, e, em 2009, os países membros acordaram na realização regular do encontro, elevando o fórum ao mais alto nível de discussão de temas internacionais, incluindo os de natureza económica.
A edição deste ano assumiu particular relevância, por ser a primeira Cimeira de Líderes do G20 organizada no continente africano e a 20.ª edição na história do fórum. Marcaram presença chefes de Estado dos países membros e convidados do G20, líderes da União Europeia e da União Africana, bem como representantes de organizações internacionais como as Nações Unidas, o Fundo Monetário Internacional e o Banco Mundial.
Altas figuras
“A Hyundai selecionou o monovolume STARIA para a frota oficial da Cimeira graças ao seu design exterior futurista, ao seu amplo espaço interior, ao habitáculo altamente configurável, adaptável a diversas necessidades, e às suas avançadas tecnologias de segurança e conveniência”, refere, em comunicado.
“É profundamente significativo para nós apoiar, com os nossos veículos, a primeira Cimeira do G20 realizada em África”, afirmou Ilbum Kim, vice-presidente executivo e diretor do Gabinete de Política Global do Hyundai Motor Group.
“Fizemos tudo que estava ao nosso alcance para contribuir para o sucesso deste evento tão influente e relevante”, pode ler-se no mesmo documento enviado à comunicação social.
Em setembro, a Hyundai assinou um Memorando de Entendimento (MoU, na sua sigla em inglês) com o Ministério das Relações Internacionais e Cooperação da África do Sul (DIRCO), na sede do departamento, em Pretória, para apoiar a realização da Cimeira de Líderes do G20.
A cerimónia contou com a presença de Ilbum Kim e da Honorável Anna Thandi Moraka, vice-ministra das Relações Internacionais e Cooperação da África do Sul.
Mais sobre a Hyundai aqui.