A Hyundai Motor Company assinala uma década da Floresta IONIQ com dois marcos de peso: o 10.° aniversário do projeto e a plantação de um milhão de árvores em 13 países.
Para celebrar, a marca lançou a campanha global “Tree Correspondents”, impulsionada por Inteligência Artificial (IA), que transforma dados ecológicos em narrativas na primeira pessoa, dando “voz” às árvores e sublinhando a “urgência da conservação florestal e da ação climática”, avança a Hyundai.
“Tree Correspondents”
Criada em 2016 para marcar o lançamento do Hyundai IONIQ 100% elétrico, a Floresta IONIQ começou a expandir-se internacionalmente em 2021, com a chegada do Hyundai IONIQ 5.
Hoje, está presente em países como EUA, Brasil, Vietname, Índia, Coreia do Sul, Alemanha, Arábia Saudita e China, contribuindo para a reflorestação, a restauração de ecossistemas e a preservação da biodiversidade.
A “Tree Correspondents” utiliza rastreadores instalados em árvores no Brasil, República Checa e Coreia do Sul para recolher dados sobre o ambiente em tempo real.

“Esses dados, combinados com informação de parceiros como a The Weather Company, são processados por um grande modelo de linguagem (LLM) personalizado, capaz de gerar histórias com base em medições objetivas, tornando tangível o impacto das alterações climáticas e da perda de florestas”, explica a marca.
Conectados com o mundo
O projeto, ativo desde 21 de março e revelado na íntegra em julho, já arrecadou dois “Leões de Ouro” e um “Leão de Prata” no Festival Cannes Lions 2025, na categoria Digital Craft.
Para Sungwon Lee, vice-presidente e diretor global de marketing da Hyundai, “a procura da Hyundai pela inovação vai para além da mobilidade, abrangendo a forma como nos conectamos com o mundo ao nosso redor”.
Mais informações e artigos “escritos” pelas árvores estão disponíveis em TreeCorrespondents.com e o filme oficial da campanha pode ser visto no canal Hyundai Worldwide, no YouTube. A marca reforça que o primeiro milhão de árvores é apenas o início do compromisso ambiental que quer manter e expandir nas próximas décadas.
Mais sobre a Hyundai aqui.