A Hyundai Motor revelou o novo XCIENT Fuel Cell Classe 8 na ACT Expo 2025, em Anaheim, Califórnia, reforçando a sua aposta estratégica na mobilidade limpa para o setor dos transportes pesados.
O modelo, especificamente desenvolvido para o mercado norte-americano, assinala a mais recente evolução da marca sul-coreana no domínio da logística com zero emissões, combinando tecnologia de ponta, fiabilidade e produção em escala.
725 km de autonomia
“O novo XCIENT apresenta um sistema de célula de combustível de 180 kW, composto por duas pilhas de 90 kW, complementado com uma bateria de 72 kWh e um motor elétrico de 350 kW com binário máximo de 2.237 Nm”, avança a marca.
“A autonomia pode chegar aos 725 km em condições ideais, graças a 10 depósitos de hidrogénio com capacidade combinada de 68 kg. Adaptado às exigências dos EUA, inclui uma variante de trator Classe 8 e suporta até 37,2 toneladas de peso bruto combinado”, sublinha a Hyundai.
Este novo camião integra ainda Sistemas Avançados de Assistência ao Condutor (ADAS) e melhorias no conforto a bordo, como o painel de instrumentos digital de 12,3’’, e um sistema de infoentretenimento também de 12,3’’, com comandos físicos acessíveis. A segurança e a ergonomia foram especialmente otimizadas para os longos percursos do transporte rodoviário pesado.

Futuro da logística
Na conferência da ACT Expo, Ken Ramirez, vice-presidente executivo da Hyundai Motor, destacou a visão da empresa: “Estamos a redefinir o futuro da logística com soluções que dão prioridade à segurança, à eficiência e à sustentabilidade. O novo XCIENT é um exemplo claro disso”, afirma o responsável.
A Hyundai aproveitou o evento para anunciar novas parcerias e um modelo de negócio para o mercado norte-americano, com vista a acelerar a adoção da mobilidade a hidrogénio.
“O sucesso do projeto NorCAL ZERO, com 30 camiões XCIENT Fuel Cell a operar nos portos de Oakland e Richmond desde 2023, já permitiu mais de 725 mil km de transporte com emissão zero”, assegura a marca.
“Paralelamente, a iniciativa HTWO Logistics, desenvolvida em conjunto com a GLOVIS America, assegura, atualmente, quase metade da logística na fábrica HMGMA, na Geórgia, com 21 camiões a hidrogénio em operação”, acrescenta.
A Hyundai anunciou ainda o lançamento da HTWO Energy Savannah, a primeira estação da indústria para abastecimento de hidrogénio e recarga elétrica de camiões Classe 8. A infraestrutura será desenvolvida com a HydroFleet e a Capital Development Partners, devendo estar operacional no final de 2025, nas imediações da HMGMA.
Mais sobre a Hyundai aqui.