Hyundai aposta em biomateriais para substituir couro animal nos interiores dos seus modelos

Parceria com a Uncaged Innovations permite reduzir em cerca de 95% o impacto ambiental face ao couro tradicional utilizado no habitáculo dos modelos.
Check-up Media Hyundai new materials

A Hyundai, através do seu hub global de inovação aberta Cradle, está a acelerar a transição para materiais mais sustentáveis ao desenvolver, em conjunto com a Uncaged Innovations, “alternativas ao couro animal para interiores de automóveis produzidos a partir de subprodutos de cereais”, adianta a marca sul-coreana, em comunicado.

Materiais sustentáveis

A parceria reforça a posição do Hyundai Motor Group (HMG) na inovação de materiais sustentáveis e “evidencia o compromisso da marca em criar soluções escaláveis capazes de moldar o futuro da mobilidade”, sublinha.

“O resultado é um biomaterial pioneiro, com impacto ambiental drasticamente reduzido: 95% menos emissões de Gases com Efeito de Estufa, 89% menos consumo de água e 71% menos energia relativamente ao couro tradicional — sem comprometer a textura, a durabilidade ou a qualidade premium”, explica.

Segundo Brendon Kim, vice-presidente e diretor da Hyundai Cradle em Silicon Valley, a solução da Uncaged “destacou-se pela sua configuração molecular única e pelo processo de produção, que minimiza a utilização de químicos e integra recursos naturais, como cascas de grão de café usadas como corantes”.

Check-up Media Hyundai new materials 2

De acordo com o responsável, a tecnologia “permite reduzir, drasticamente, o impacto ambiental, ao mesmo tempo que satisfaz os exigentes padrões de qualidade e durabilidade típicos dos interiores dos automóveis Hyundai”.

Passo decisivo

A Uncaged recorre à sua plataforma tecnológica BioFuze para criar um biomaterial personalizável, que imita a estrutura do colagénio presente no couro animal.

“Ao contrário de soluções concorrentes baseadas em hidratos de carbono, sem a robustez molecular necessária, o produto ELEVATE combina proteínas de grãos com elementos de origem vegetal, replicando as funções estruturais da pele animal”, reforça a Hyundai,

Para Stephanie Downs, CEO e cofundadora da Uncaged Innovations, a colaboração com a Hyundai representa um passo decisivo: “Os interiores dos automóveis exigem durabilidade e qualidade máximas. Desenvolver uma alternativa escalável e sustentável reforça a solidez da nossa tecnologia, permitindo criar materiais luxuosos e resistentes para uma ampla gama de aplicações e indústrias”, conclui.

Mais sobre a Hyundai aqui.

artigos relacionados

Últimas

Atualidade

Internacional