O EQS, da Mercedes-EQ, topo de gama 100% elétrico, com quase 800 km de autonomia, é um dos automóveis mais tecnológicos do mundo. De tal maneira, que parece vindo do futuro, apesar de ser já um veículo do presente. “O patamar tecnológico é tal, que o humorista Nilton, embaixador da Soc. Com. C. Santos, se vestiu de astronauta para conduzir o modelo”, avança a empresa.
O conhecido humorista e apresentador de televisão leva-nos, num curto vídeo (ver abaixo), com pouco mais de um minuto de duração, a uma viagem ao passado, presente e futuro do imaginário automóvel, na qual se vislumbram algumas das mais marcantes características do EQS da Mercedes-EQ.
O MBUX Hyperscreen (ecrã que ocupa quase todo o tablier), a direção ao eixo traseiro com um elevado ângulo de viragem ou a assistência por voz, são algumas das características realçadas.
Numa viagem ao seu próprio passado, Nilton refere que “quando era criança, acreditava que os carros do futuro iriam parecer naves espaciais” e que, talvez por isso, para conduzir, iria ser necessário um fato de astronauta.
A verdade é que não é necessário, mas a realidade é que… o embaixador da Soc. Com. C. Santos vestiu mesmo um. A conclusão de Nilton é que “o futuro chegou, mas não é preciso o fato de astronauta”.
Maior autonomia do mundo
“Com o EQS, a Mercedes-EQ redefine o segmento dos executivos de luxo 100% elétricos. Da combinação de design fascinante, tecnologia state of the art com funcionalidade e conectividade inteligente, nasce um automóvel verdadeiramente apelativo para condutores e passageiros”, refere o comunicado.
Este luxuoso sedan permite autonomias de até 784 km, o que o transforma no modelo elétrico (disponível à data) com a maior autonomia do mundo. Autonomia essa que é oferecida pela versão menos potente, EQS 450+, que, ainda assim, já debita 245 kW (333 cv). Com tração traseira, esta variante cumpre o arranque dos 0 aos 100 km/h em 6,2 segundos, estando a velocidade máxima limitada a 210 km/h.
A berlina de luxo da Mercedes-EQ assinala o lançamento de uma nova geração de baterias, com uma densidade de energia significativamente superior e capacidade de armazenamento de energia útil de até 107,8 kWh.
O EQS pode ser carregado em postos rápidos com uma potência de corrente contínua de até 200 kW. A energia elétrica para percorrer 300 km (WLTP) é recarregada em apenas 15 minutos. Na wallbox ou em postos de carregamento públicos, o EQS pode ser carregado comodamente com uma potência AC de até 22 kW, utilizando o carregador de bordo.
O MBUX Hyperscreen (opcional) é destaque absoluto no interior. Este ecrã curvilíneo, de grandes dimensões, prolonga-se praticamente desde um pilar A ao outro. Estão instalados três ecrãs atrás de um vidro de cobertura que aparentam formar uma única unidade.
O ecrã OLED, de 12,3” para o acompanhante, é o visor do próprio passageiro dianteiro e a sua área de controlo. Com o software com capacidade de aprendizagem, o MBUX adapta-se, completamente, ao seu utilizador e fornece sugestões personalizadas relativamente a várias funções de informação e de entretenimento, conforto e do veículo. O Mercedes EQS tem preços, em Portugal, a partir de €125.300.
Mais sobre a Soc. Com. C. Santos aqui.