Honda testa foguete reutilizável experimental no Japão

Projeto integra a estratégia de inovação da Honda no setor aeroespacial, com o objetivo de alcançar lançamentos suborbitais até 2029.
Check-up Media Honda reusable rocket

A Honda R&D Co., Ltd., uma subsidiária de investigação e desenvolvimento da Honda Motor Co., Ltd., realizou um teste de lançamento e aterragem de um foguete reutilizável experimental, desenvolvido, de forma independente, pela Honda.

“O foguete, com 6,3 metros de comprimento, 85 cm de diâmetro e um peso de 900 kg (seco) / 1.312 kg (molhado), atingiu uma altitude de 271,4 metros e realizou uma aterragem precisa, pousando a apenas 37 cm do ponto alvo após 56,6 segundos de voo”, revela o comunicado.

“O teste foi concluído com sucesso, sendo a primeira vez que a Honda consegue que um foguete pouse após atingir uma altitude de quase 300 metros.

Este foi o primeiro teste de lançamento e aterragem realizado pela Honda com o objetivo de demonstrar tecnologias essenciais para a reutilização de foguetes, tais como estabilidade de voo durante a subida e descida, bem como capacidade de aterragem”, explica.

Segundo refere, “através deste teste bem-sucedido, a Honda conseguiu que se tivessem os comportamentos pretendidos para o foguete no lançamento e aterragem (atingindo uma altitude de 271,4 metros e aterrando a 37 cm do ponto de aterragem alvo, com uma duração de voo de 56,6 segundos), ao mesmo tempo que obteve dados durante a subida e descida”.

Medidas de segurança

Desde 2024 que a Honda tem realizado, com segurança, testes de combustão do motor e testes de planar para os seus foguetes reutilizáveis na cidade de Taiki, no distrito de Hiroo, em Hokkaido, no Japão. Tal como em todos os anteriores ensaios, a Honda realizou este teste de lançamento e aterragem dando a máxima prioridade à segurança e com o entendimento e cooperação das autoridades locais e dos residentes.

Check-up Media Honda reusable rocket 2

“Como tal, foi estabelecida uma área restrita com um raio de 1 km. Durante o teste, o acesso à área foi limitado através da instalação de sinais e portões, bem como da mobilização de pessoal de segurança”, diz.

No mesmo documento, pode ler-se que “a definição da zona restrita baseou-se em cálculos rigorosos sobre a área potencial de queda em caso de falha de propulsão, incluindo uma margem adicional para considerar os riscos associados a ondas de choque, dispersão de detritos ou bolas de fogo, em conformidade com as diretrizes estabelecidas pelo Governo do Japão”.

O foguete estava, também, equipado com um sistema automático de segurança, programado para interromper o voo caso ocorressem desvios dos parâmetros pré-definidos de altitude, velocidade ou atitude, garantindo que não houvesse impacto fora da área segura.

Investigação espacial

No seguimento do anunciado em 2021, a Honda tem vindo a desenvolver investigação e desenvolvimento no campo das tecnologias espaciais, por considerá-lo essencial para enfrentar desafios com vista a concretizar os “sonhos” e o “potencial” das pessoas em todo o mundo, ao mesmo tempo que aproveita as suas tecnologias principais.

O objetivo da marca é tornar o quotidiano das pessoas mais agradável, assim como permitir que transcendam as limitações de tempo, espaço ou capacidade. Exemplos das iniciativas da Honda para criar novo valor no ambiente extremo do espaço incluem a investigação de um sistema circulatório de energia renovável, tecnologias robóticas essenciais para uso no espaço sideral e foguetes reutilizáveis.

Check-up Media Honda reusable rocket 3

“Inspirada pelo sonho de jovens engenheiros da Honda que queriam construir foguetes utilizando as tecnologias essenciais acumuladas pela marca através do desenvolvimento de vários produtos, tais como tecnologias de combustão e controlo, a Honda iniciou a investigação sobre foguetes com base na convicção de que tem o potencial de contribuir mais para a vida quotidiana das pessoas através do lançamento de satélites com os seus próprios foguetes, o que poderia levar a vários serviços que também são compatíveis com outros negócios que tem”, dá conta o comunicado.

“No mundo atual, são consumidas grandes quantidades de dados, com a expectativa crescente de uma maior utilização de um sistema no espaço através da utilização alargada de satélites. À luz desta tendência, espera-se, também, que a necessidade de foguetes de lançamento de satélites aumente nos próximos anos”, antevê a Honda.

Desafio tecnológico

A Honda decidiu enfrentar o desafio tecnológico de desenvolver foguetes reutilizáveis, utilizando as tecnologias acumuladas no desenvolvimento de vários produtos e sistemas de condução automatizada, com base na convicção de que os foguetes reutilizáveis contribuirão para alcançar um transporte sustentável.

Embora a investigação da Honda sobre foguetes ainda esteja fase fundamental e nenhuma decisão tenha sido tomada sobre a comercialização dessas tecnologias, a Honda continuará a avançar com o objetivo de desenvolver tecnologias que permitam um lançamento suborbital até 2029.

Mais sobre a Honda aqui.

artigos relacionados

Últimas

Atualidade