A Honda apresentou, no Salão Automóvel de Tóquio 2026, um conjunto alargado de concepts e viaturas de competição que traduzem a “visão da marca para o futuro do automóvel, assente no seu ADN desportivo”.
O evento, que decorreu entre 9 e 11 de janeiro em Makuhari Messe, na prefeitura de Chiba, serviu de palco à revelação de duas novas linhas estratégicas de produto – Sport Line e Trail Line – que antecipam a evolução da gama global da Honda.
Duas linhas
Estas duas linhas representam abordagens complementares à filosofia desportiva da marca. “A Sport Line é dedicada a modelos de estrada concebidos para elevar o prazer de condução, enquanto a Trail Line é orientada para propostas todo-o-terreno, inspiradas na experiência acumulada pela Honda em competições fora de estrada”, avança.
“Para dar forma a esta visão, a marca apresentou diversos concepts com especificações HRC, integrando o conhecimento técnico e a experiência da Honda Racing Corporation, a divisão de competição da Honda”, sublinha.
Desde a sua fundação, a Honda tem sido impulsionada pela ambição de “enfrentar desafios e competir ao mais alto nível, utilizando a competição como laboratório de desenvolvimento tecnológico”.
Essa abordagem deu origem ao que a marca define como Honda Sports DNA, um património técnico e emocional que continua a ser transferido para os modelos de produção, com o objetivo de permitir que cada vez mais clientes experienciem a reconhecida “alegria de conduzir”.
Desportivo puro
No âmbito da Sport Line, a Honda apresentou propostas que demonstram como pretende “elevar o desempenho e a envolvência dinâmica dos seus modelos de estrada”. Entre elas destaca-se o Civic Type R HRC Concept, desenvolvido a partir do Civic Type R e concebido para explorar ainda mais o conceito de “desempenho desportivo puro”.
Este concept “incorpora tecnologias desenvolvidas pela HRC e beneficia da experiência dos seus pilotos, oferecendo uma interpretação mais refinada e extrema da condução desportiva, afinada nos ambientes mais exigentes da competição”, explica o comunicado.
Outro dos destaques foi o Prelude HRC Concept. “A Honda encontra-se a desenvolver um conjunto de HRC Performance Parts para o novo Prelude, lançado em setembro de 2025, com o objetivo de melhorar, especificamente, o desempenho dinâmico do modelo”, diz.
“O Prelude HRC Concept materializa essa abordagem, apresentando-se como um exercício de aplicação direta das tecnologias e do know-how acumulados pela marca nas atividades de competição”, acrescenta.
Variedade de ambientes
A Trail Line reflete a longa tradição da Honda nas competições todo-o-terreno, nomeadamente em provas como as corridas Baja, disputadas em desertos e terrenos montanhosos da Baja California, no México.
“Os modelos desta linha foram concebidos para combinar um estilo ativo e robusto com soluções técnicas que permitem aos condutores desfrutar da condução numa maior variedade de ambientes”, refere.
No Salão de Tóquio, a Honda apresentou o TrailSport HRC Concept, baseado em modelos SUV existentes da marca, como o “novo CR-V, com lançamento previsto no Japão, e o ZR-V”. Estes concepts incorporam a “experiência adquirida pela HRC nas provas fora de estrada e apresentam um design que evoca desempenho dinâmico e espírito de aventura”.
Entre os protótipos que antecipam futuros modelos de produção, destacou-se o Civic e:HEV RS Prototype. “Esta versão mais desportiva do Civic híbrido será o segundo modelo da marca, depois do novo Prelude, a integrar a tecnologia de controlo Honda S+ Shift para modelos HEV”, afirma a marca.
O protótipo em exposição presta homenagem ao Civic de competição que venceu o All-Japan Touring Car Championship há quase 30 anos, reforçando a ligação entre o passado competitivo da Honda e a sua visão para o futuro. O modelo de produção deverá ser lançado no Japão antes do final de 2026.
Experiência emocional
A Honda apresentou, também, o Super-ONE Prototype, um veículo elétrico compacto concebido para tornar a condução diária numa experiência emocional e envolvente.
“O modelo incorpora o exclusivo Boost Mode, que aumenta a potência e sincroniza uma transmissão simulada de sete velocidades com o sistema Active Sound Control, criando uma sensação de condução semelhante à de um automóvel com motor de combustão e caixa manual”, adianta.
Esta abordagem procura combinar a “aceleração instantânea dos veículos elétricos com estímulos sonoros e táteis que reforçam o envolvimento do condutor”, reforça.
“O Super-ONE Prototype é ainda o primeiro modelo compacto da Honda a adotar um sistema de som premium Bose com afinação acústica exclusiva, desenvolvida em parceria com a marca. A versão de produção deverá chegar ao mercado japonês antes do final de 2026”, acrescenta a mesma fonte.
Por fim, esteve, também em exposição, o N-ONE RS Racing Mate Concept, desenvolvido a partir do N-ONE RS. Após a renovação do modelo, em novembro de 2025, o RS passou a estar disponível, exclusivamente, com transmissão manual de seis velocidades, sublinhando o seu carácter desportivo.
“O Racing Mate Concept é uma interpretação contemporânea do espírito da Racing Mate, empresa de acessórios de competição que se tornou num ícone da cultura automóvel japonesa na década de 1960”, conclui.
Mais sobre a Honda aqui.