A Honda vai leiloar algumas das mais emblemáticas peças do seu legado na Fórmula 1, incluindo motores históricos, componentes de corrida e artigos raros, com certificado oficial da Honda Racing Corporation (HRC).
O destaque vai para o lendário motor RA100E V10 do McLaren MP4/5B utilizado por Ayrton Senna durante a temporada de 1990, na qual conquistou o seu segundo título mundial.
O primeiro leilão decorre já em agosto de 2025, durante a prestigiada Monterey Car Week, na Califórnia, e assinala o arranque de uma nova etapa na preservação e valorização da herança desportiva da marca japonesa. Os objetos serão autenticados pela HRC, garantindo o seu valor histórico e técnico.
Partilhar história
Esta iniciativa integra a visão da Honda de “partilhar com os fãs e colecionadores uma parte tangível da sua história no automobilismo”, adianta a marca.
Através deste projeto, a marca “pretende garantir que as suas máquinas de competição continuem a ser apreciadas por gerações futuras — mesmo fora dos museus onde, normalmente estão expostas, como o Honda Collection Hall (Motegi) ou a Honda Racing Gallery (Suzuka)”, sublinha.

Além do motor “pilotado” por Ayrton Senna, a lista de artigos a leilão inclui peças de edições limitadas, merchandising autografado e componentes técnicos que marcaram as várias eras da marca na F1. Cada item contará com documentação oficial e poderá alcançar valores significativos junto de colecionadores e entusiastas da modalidade.
Estratégia ambiental
Fora das pistas, a Honda está a concretizar a sua transformação elétrica. Em Portugal, a marca já dispõe de uma gama totalmente eletrificada, que inclui os modelos HR-V e:HEV, CR-V e:HEV, CR-V e:PHEV, ZR-V e:HEV e e:Ny1 (100% elétrico), bem como os Jazz e Jazz Crosstar e:HEV. Todos os modelos têm garantia de cinco anos sem limite de quilometragem.
Com a sua “Visão 2030”, a Honda aposta numa mobilidade mais avançada e sustentável, preparando-se para alcançar impacto ambiental neutro até 2050. A estratégia ambiental “Triple Action to ZERO” — que envolve neutralidade carbónica, energia limpa e circularidade de recursos — reforça o compromisso da marca em criar um futuro sem emissões, combinando a paixão pela engenharia com responsabilidade ecológica.
Mais sobre a Honda aqui.