A arquitetura e a mobilidade urbana cruzaram caminhos na 10.ª edição do Open House Porto, que decorreu nos dias 5 e 6 de julho nas cidades do Porto, Matosinhos, Vila Nova de Gaia e Maia. A Honda Portugal Automóveis foi o parceiro oficial de mobilidade urbana deste evento cultural, reforçando a ligação entre o design automóvel e a arquitetura urbana.
Pensar no estilo
Sob o mote “O espaço onde a arquitetura ganha movimento”, a marca japonesa levou ao evento a sua gama de modelos eletrificados e desafiou os participantes a refletirem sobre o design automóvel.
Durante o fim de semana, os visitantes foram convidados a escrever uma frase sobre a componente arquitetónica do design do Honda HR-V. Os autores das melhores frases habilitaram-se a ganhar um fim de semana ao volante de um modelo da marca, com estadia incluída.
Esta presença serviu para “mostrar o compromisso da Honda com a mobilidade sustentável, através de uma gama 100% renovada e eletrificada”, explica a marca.

Entre os modelos em destaque, estavam os HR-V e:HEV, CR-V nas versões híbrida e híbrida plug-in, ZR-V e:HEV, 100% elétrico e:Ny1, Jazz e:HEV e Jazz Crosstar. Toda a gama está coberta por cinco anos de garantia sem limite de quilometragem, o que reforça a confiança na durabilidade e nos baixos custos de manutenção.
Edição mundial
O Open House Porto 2025 permitiu o acesso gratuito a mais de 70 espaços emblemáticos, desde edifícios históricos a projetos urbanos contemporâneos.
Com visitas livres, guiadas por voluntários ou comentadas por especialistas, o evento destacou-se, também, pela sua inclusão e acessibilidade, com visitas adaptadas para pessoas com deficiência visual e auditiva.
Com curadoria da Casa da Arquitetura, o Open House Porto é a única edição a nível mundial a abranger quatro cidades numa só programação. A Honda, ao associar-se a este evento, procura vincular-se ao futuro das cidades, onde mobilidade, sustentabilidade e design andam de mãos dadas.
Mais sobre a Honda aqui.