powered by

Honda CR-V Hybrid 2WD Lifestyle: um SUV elitista que reúne o melhor de dois mundos

Nunca a convivência entre combustão e eletricidade fez tanto sentido no line-up da Honda. O CR-V Hybrid 2WD Lifestyle reúne, por isso, o melhor de dois mundos.

O CR-V Hybrid, que, na versão 4×2, paga Classe 1 com Via Verde, é o primeiro SUV híbrido da Honda na Europa. O seu ex-líbris deve-se, precisamente, ao sistema híbrido de elevada performance que desloca os 1.614 kg de peso do conjunto (em vazio).

A marca japonesa recorreu à tecnologia i-MMD (intelligent Multi Mode Drive), de modos múltiplos, que compreende dois motores elétricos, uma unidade de controlo de potência, um motor a gasolina, um conjunto de baterias de iões de lítio e uma transmissão de relação fixa, que oferece elevados níveis de refinamento, capacidade de resposta e eficiência.

Presença vistosa

Exibindo um design exterior sofisticado e desportivo, o CR-V Hybrid destaca-se pelas linhas arqueadas largas, contornos mais abruptos no capot e na secção traseira, bem como pela evolução da linguagem estilística da Honda, que se encontra expressa na zona frontal, com os seus característicos faróis, que integram, de série, luzes de LED.

Pintado de cinzento e equipado com jantes de 18” (montadas em pneus Bridgestone Dueler H/L 33, de medida 235/60 R18 103H), este SUV nipónico exibe uma presença vistosa, nunca passando despercebido.

Espaçoso, bem construído, recheado de equipamento, rodeado de fortes medidas de segurança e dotado de inúmeros locais de arrumação, o habitáculo convence em todos os domínios. A bagageira é ampla, sendo outra das áreas que seduz os chefes de família.

Mais confortável, mais funcional e mais conectado do que nunca, o interior aposta num visual elegante, que transmite uma sensação de força e de solidez, enquanto a grande variedade de materiais, altamente táteis, reforça o seu estatuto premium.

O CR-V Hybrid registou, também, melhorias ao nível da qualidade de condução, resposta da direção, controlo da carroçaria e gestão dos níveis de ruído, vibração e aspereza. Mas a sua característica mais marcante é, sem dúvida, o sistema híbrido que o move.

Previous
Next

Concebido para oferecer o melhor de dois mundos, torna a convivência entre combustão e eletricidade numa simbiose perfeita. Este SUV recorre aos préstimos de um eficiente motor que funciona de acordo com o ciclo Atkinson.

Trata-se do 2.0 i-VTEC a gasolina, de 145 cv, que é complementado por dois motores elétricos (ainda que, um deles, atue como gerador para recarregar as baterias), perfazendo um total de 184 cv de potência máxima e de 315 Nm de binário máximo.

Três modos de condução

A tecnologia i-MMD (intelligent Multi Mode Drive) da Honda permite, como o próprio nome indica, mudar, de forma automática e inteligente, entre os três modos de condução. Sempre com elevada eficiência.

No modo “EV” (100% elétrico), o conjunto de baterias de iões de lítio, alojado no piso da bagageira, alimenta o motor elétrico de propulsão. No modo “Hybrid”, o motor de combustão fornece energia ao gerador que, por sua vez, a direciona para o motor elétrico.

No modo motor de combustão, este está, diretamente, ligado às rodas motrizes através de uma embraiagem de bloqueio (denominada “embraiagem lock-up”).

Na maior parte das situações de condução urbana, o CR-V Hybrid alterna entre o modo híbrido e o modo 100% elétrico, oferecendo, assim, a melhor eficiência em todas as situações.

Os controlos do seletor de condução do CR-V Hybrid estão posicionados na consola central, exibindo um design estilo interruptor compacto em vez de alavanca convencional.

As posições “Drive”, “Park” e “Neutral” são selecionadas premindo os respetivos botões, ao passo que a marcha-atrás (“Reverse”) requer que se puxe uma área específica, tal e qual como se faz com a ativação do travão de estacionamento eletrónico.

Mas há mais. O botão “Sport”, por seu turno, faz com que o acelerador e a direção tenham uma resposta mais célere para o sistema híbrido. Já o botão “Econ”, permite tornar a condução mais eficiente, sendo toda esta gestão efetuada pelo sistema híbrido mediante a análise de determinados parâmetros.

Caso a bateria disponha de carga suficiente, o botão “EV” permite circular em modo 100% elétrico durante, aproximadamente, 2 km, dependendo, claro está, do estilo de condução e da velocidade.

Confortável, eficaz e fácil de conduzir, o CR-V Hybrid oferece boas prestações com consumos reduzidos. E em vez de recorrer a uma transmissão convencional, dispõe de uma única relação fixa, que cria ligação direta entre os componentes móveis, resultando numa transferência de binário mais suave.

Esta opção faz com que o sistema da Honda seja mais compacto e mais refinado comparativamente a uma transmissão planetária eCVT, normalmente utilizada noutros veículos híbridos.

Segurança cinco estrelas, garantia sete anos

Dotado de travões maiores com função regenerativa em desaceleração e equipado com sistema Start & Stop, o CR-V Hybrid obteve cinco estrelas nos mais recentes testes do Euro NCAP.

Apostando num conceito de “Segurança em Todas as Direções”, a plataforma incorpora a mais recente geração da tecnologia exclusiva ACE (Advanced Compatibility Engineering), ou seja, carroçaria de engenharia de compatibilidade avançada, numa tradução para português. Neste domínio, a marca nipónica não faz a coisa por menos.

As funcionalidades de segurança passiva neste SUV são complementadas pelo sistema Honda Sensing, um pack de tecnologias ativas de segurança e de assistência ao condutor presente de série.

O que contempla? Travagem de emergência em caso de iminência de colisão, aviso de colisão frontal, aviso de saída de faixa, assistência na manutenção de faixa, cruise control adaptativo, reconhecimento de sinais de trânsito e aviso da presença de veículos no ângulo morto, só para citarmos alguns dispositivos.

Na versão 2WD Lifestyle, o CR-V Hybrid custa uns elitistas €49.870, valor que não está ao alcance de todas as bolsas. E, desde 1 de maio de 2019, que passou a dispor de sete anos de garantia sem limite de quilómetros, a que acresce ainda a oferta de sete anos de assistência em viagem.

Secção patrocinada por empresas que apoiam jornalismo de qualidade
Benecar_banner_865x175

artigos relacionados

Últimas

Pneus

Ligeiros

Internacional