powered by

Honda apresenta concept de camião fuel cell

A Honda apresentou um concept de um camião movido a células de hidrogénio de Classe 8 na ACT (Advanced Clean Trasportation) Expo 2024, no final do passado mês de maio.
Check-up Media Honda Fuel Cell

O concept representa o início de um projeto de demonstração que visa a produção futura de produtos movidos a células de combustível para o mercado norte-americano.

A Honda procura novas colaborações comerciais à medida que a empresa expande o seu negócio de hidrogénio para atingir o seu objetivo global de impacto ambiental zero, incluindo a neutralidade carbónica para todos os seus produtos e atividades empresariais até 2050.

“Os veículos comerciais, incluindo camiões de Classe 8, onde as células de combustível oferecem o melhor substituto de emissões zero para a aplicações Diesel existentes, são uma parte fundamental da ampla estratégia de negócios de hidrogénio da Honda”, disse Ryan Harty, vice-presidente Assistente de Sustentabilidade e Desenvolvimento de Negócios da American Honda Motor Co.

“A Honda está a procurar, ativamente, colaborações comerciais e clientes para ajudar a trazer estas soluções de células de hidrogénio para o mercado da América do Norte”, acrescentou.

O concept do camião de Classe 8 da Honda é alimentado por três novos sistemas de células de combustível (FC) da marca, agora em produção em massa na Fuel Cell System Manufacturing, LLC (FCSM), uma unidade de produção fruto da joint-venture com a General Motors em Brownstown, no Michigan.

O novo sistema de células de combustível é fundamental para a estratégia de negócio de hidrogénio da Honda. Desenvolvido em conjunto pela Honda e pela General Motors na última década, o sistema Honda FC melhora o desempenho e duplica a durabilidade, reduzindo o custo em um terço comparativamente ao sistema da geração anterior.

Check-up Media Honda Fuel Cell 2

A Honda identificou quatro domínios principais para a utilização inicial do seu novo sistema de células de combustível: veículos elétricos a células de combustível (FCEV), veículos comerciais a células de combustível, centrais elétricas fixas e maquinaria de construção.

Compromisso com o ambiente

A Honda está a trabalhar para atingir o seu objetivo global de impacto ambiental zero até 2050 através da sua abordagem “Tripla Ação para Zero”, que inclui atingir a neutralidade carbónica para todos os seus produtos e atividades empresariais, 100% de utilização de energia renovável e circulação de recursos, utilizando materiais 100% sustentáveis através do reprocessamento de produtos de volta às matérias-primas e reutilizando esses materiais na criação de novos produtos.

Para atingir tal objetivo, a Honda esforçar-se-á para que os veículos elétricos a bateria e movidos a células de combustível representem 100% das vendas de automóveis nos EUA e a nível mundial até 2040.

Para reduzir o impacto ambiental das suas operações comerciais, a Honda também está a compensar as emissões de CO2 das suas operações de produção na América do Norte, através de acordos de compra de energia virtual a longo prazo de energia eólica e de energia solar renovável, as quais procuram cobrir mais de 60% da eletricidade que a Honda utiliza na América do Norte.

A Honda também promove práticas empresariais ambientalmente responsáveis com os seus fornecedores e concessionários parceiros em toda a América do Norte.

Mais sobre a Honda aqui.

Últimas

Pneus

Internacional