“O hidrogénio é uma alavanca importante para a descarbonização, uma vez que tem o potencial de tornar muitos veículos comerciais neutros em relação ao clima de forma particularmente rápida”, garantiu o CEO da MAHLE, Arnd Franz, no evento “Hydrogen Motor Live”, organizado pela Hydrogen Motor Alliance e.V., no Karlsruhe Institute of Technology.
A MAHLE é membro da aliança e está entre os 20 parceiros da indústria automóvel que apresentaram as suas inovações em produtos relacionados com o hidrogénio no evento. A Hydrogen Engine Alliance vê os motores a hidrogénio como uma alternativa aos acionamentos por bateria elétrica e células de combustível à beira de um avanço em todos os principais mercados. Representantes da indústria e da política participaram no evento.
No seu discurso de abertura, Arnd Franz deixou claro que o hidrogénio é a alternativa à propulsão puramente elétrica, especialmente na indústria de transportes, uma vez que os custos totais para os operadores de frota são o fator decisivo. “Para atingir as ambiciosas metas climáticas, precisamos de uma competição inovadora e não de especificações tecnológicas ideologicamente orientadas”, disse.
As necessidades de mobilidade de pessoas e bens são extremamente variadas. Por isso, devemos pensar em termos de diversidade de tecnologias. Uma competição de ideias e conceitos que está aberto a todas as tecnologias é a forma mais rápida e promissora de alcançar a neutralidade climática”, explicou o CEO da MAHLE.
Nas atuais consultas políticas sobre a atualização das metas da frota de CO2 da UE para veículos comerciais pesados, o potencial do hidrogénio e dos combustíveis renováveis deve ser totalmente explorado, além da eletrificação.
“A MAHLE está pronta para o motor a hidrogénio”, afirmou Arnd Franz.
Em breve, os primeiros produtos de produção em série para máquinas de construção e agrícolas serão a prova disso. Muitos componentes e produtos da MAHLE já podem ser usados para o hidrogénio atualmente.
O motor de hidrogénio operacional é um sinal para o desenvolvimento de uma infraestrutura de posto de abastecimento de hidrogénio na Europa, que deve começar prontamente para trazer a tecnologia para a estrada. Os motores de hidrogénio na estrada também podem abrir caminho para uma infraestrutura de reabastecimento eficiente e abrangente para veículos com célula de combustível.
No seu centro de testes de hidrogénio, em Estugarda, a MAHLE pode desenvolver e testar, exaustivamente, tecnologias para motores a hidrogénio, bem como acionamentos por células de combustível. “Os componentes do motor MAHLE permitem obter máxima eficiência e fiabilidade operacional com as menores emissões e custos competitivos”, enfatizou.
Mais sobre a MAHLE aqui.